Aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) selecionada pela Gol Linhas Aéreas, o demonstrador do VX4, da startup britânica Vertical Aerospace, completou nesta semana o primeiro voo livre. O teste não tripulado foi realizado a partir do aeroporto de Cotswold, na Inglaterra, onde fica o centro de desenvolvimento da empresa.
Esta foi a primeira surtida do VX4 desconectado do solo e ao ar livre. Anteriormente, em setembro de 2022, o aparelho decolou, mas preso a um cabo no chão e no interior de hangar por questões de segurança. De acordo com o fabricante, o eVTOL movido somente pela energias de suas baterias alcançou 6 metros de altitude e 75 km/h em seu primeiro voo pleno.
“Nas últimas semanas, realizamos vários testes de voo, incluindo o tempo em modo de pairar com uso intensivo de energia. Estamos muito satisfeitos em informar que a aeronave superou nossas expectativas”, informou a Vertical Aerospace.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Lift off! Our full-scale electric aircraft has successfully flown at Cotswold Airport, hitting 40kts in remotely-piloted thrustborne test flights. Electric flight is within reach. 👉 #VerticalAerospace #VX4 pic.twitter.com/kxLmpGgR8a
— Vertical Aerospace (@VerticalAero) July 19, 2023
A empresa diz que está planejamento mais ensaios de voo com o VX4 nos próximos meses, incluindo os primeiros testes com um piloto a bordo da aeronave – as provas com o eVTOL conduzidas até então são pilotadas remotamente.
Impulsionado por oito motores elétricos montados em naceles móveis, o VX4 é projetado para transportar um piloto e quatro passageiros. Segundo o fabricante, o veículo de mobilidade aérea urbana terá alcance de até 160 km voando a velocidade de cruzeiro de 240 km/h (e máxima de 320 km/h).
Entre os diversos projetos de “carros voadores” em andamento ao redor do mundo, o VX4 é um dos modelos mais aguardados no mercado. A Vertical Aerospace recebeu mais de 1.400 pré-encomendas pelo aparelho de companhias aéreas, operadoras, locadoras e grupos turísticos. Entre os principais clientes destacam-se a Virgin Atlantic, American Airlines, Japan Airlines, Air Asia e a Gol, que pretende adquirir até 250 exemplares do eVTOL britânico.
Antes prevista para 2025, a certificação do VX4 pela Autoridade de Aviação do Reino Unido, foi empurrada recentemente para 2026, ano em que a Vertical Aerospace deve iniciar as entregas dos primeiros aparelhos.