No Brasil, o Airbus A320 prefixo PR-MBB operou a partir de 2006, primeiro com as cores da TAM e depois como parte da LATAM em 2016. No ano seguinte, aeronave foi enviada para o Japão e em 2018 para a Índia, onde encerrou sua carreira como jato de passageiros em fevereiro deste ano.
Agora, o avião, que um dia voava pelos céus do país, voltou a decolar mas como um A320P2F. Sim, uma versão cargueira do jato mais popular da Airbus, mas convertida pela empresa EFW, uma joint venture entre a alemã ST Engineering e a fabricante europeia.
Convertido após meses de trabalho, o A320 número de série 2737 decolou em seu novo padrão no dia 8 de dezembro das instalações da ST Engineering no Seletar Aerospace Park em Cingapura.
Transformar os aviões da Airbus não é novidade para a EFW que já fez isso com outros modelos como o A321P2F, o A330-300P2F e A330-200P2F.
Segundo a EFW, nas próximas semanas o A320P2F passará por uma série de testes de vôo a fim de obter a certificação de tipo da EASA, a agência de aviação civil europeia.
A conversão permite que o A320ceo possa comportar até 10 containers ULD mais um pallete na cabine principal, além de sete containers do mesmo padrão no porão de cargas.
São 21 toneladas de carga paga para uma autonomia de 1.800 milhas náuticas (3.330 km) ou 17 toneladas num alcance total de 2.560 milhas náuticas (4.740 km).
Uma das principais diferenças da conversão está na instalação da porta de carga frontal além de reforço no piso da cabine, entre outras modificações menores.
O primeiro A320P2F entrará em serviço em 2022, mas o cliente não foi revelado pela EFW. A procura por esse tipo de serviço tem se intensificado nos últimos anos devido ao aumento na demanda de transporte de encomendas no mundo.
Como a Airbus não dispõe de versões novas da família A320neo para transporte de cargas, o caminho é aproveitar a imensa frota de modelos de passageiros para essa função. Pelo jeito, está dando certo.