Ex-dono da Avianca deve disputar novo leilão da TAP Air Portugal

Germán Efromovich foi citado com futuro membro de grupo de empresários interessados em participar de leilão da companhia aérea estatal portuguesa, previsto para 2024
A320neo da TAP (Divulgação)

Ex-dono da Avianca e da falida OceanAir, o empresário Germán Efromovich deve participar de um consórcio que participará do leilão da companhia aérea TAP Air Portugal, segundo relatos.

De acordo com o Jornal de Negócios, Efromovich deverá se unir à Diogo Lacerda Machado, antigo administrador da TAP, e o empresário Mário Ferreira, dono das empresas Douro Azul e Media Capital.

O grupo deverá ser formalizado em setembro, época em que o governo português espera divulgar o formato da concorrência – o leilão da TAP está previsto para o 1º semestre de 2024.

A maior companhia aérea portuguesa foi nacionalizada anos atrás pelo atual governo após um período em que foi controlada por David Neeleman (fundador da JetBlue, Azul e Breeze) em sociedade com o empresário português Humberto Pedrosa.

Germán Efromovich: empresário foi o fundador da Oceanair e também presidiu o grupo Avianca Holdings (Cruks/Wikimedia)

Desde então, estuda-se repassar a companhia aérea para a iniciativa privada, mas as condições do negócio ainda não foram esclarecidas.

Grupos europeus como o Air France-KLM, Lufthansa e IAG são cogitados entre os potenciais concorrentes pela TAP.

Aeroitalia

Germán Efromovich e seu irmão, José, ficaram conhecidos por resgatar a Avianca (Colômbia) de uma quase falência, mas anos depois acabaram afastados pelos novos sócios da companhia aérea após não pagarem um empréstimo acertado com a United Airlines.

Boeing 737-700 da Aeroitalia, companhia aérea de Germán Efromovich

No Brasil, os sócios lançaram a companhia aérea OceanAir, que mais tarde utilizadou o nome “Avianca Brasil”. Após uma expansão internacional, a transportadora passou a atrasar pagamentos para fornecedores, sobretudo arrendadores de aeronaves, o que acabou a levando a fechar as portas.

Germán, no entanto, não perdeu o interesse por assumir outras companhias aéreas. Sem ter sucesso em convencer o governo italiano a aceitar sua proposta pela Alitalia, o empresário lançou a Aeroitalia, uma pequena companhia aérea charter e que hoje faz voos regulares.

A TAP, por sinal, sempre foi um sonho de Efromovich, que fez ofertas em 2012 e em 2015, quando perdeu a concorrência para Neeleman.

 

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