Ex-dono da Avianca quer comprar companhia aérea colombiana por um dólar

Germán Efromovich, que hoje controla a Aeroitalia, teria feito proposta para o empresário William Shaw para ficar com a Ultra Air, que recentemente suspendeu operações
Airbus A320 da Ultra Air (Aeroporto de Medellin)

Um inusitado interessado pela companhia aérea de baixo custo colombiana Ultra Air surgiu na semana passada, Germán Efromovich. O empresário nascido na Bolívia, mas com várias nacionalidades incluindo a brasileira, enviou uma carta ao proprietário da empresa oferecendo o valor simbólico de um dólar para comprá-la.

A Ultra Air suspendeu seus voos no final de março por conta das dívidas estimadas em US$ 22 milhões. A empresa aérea chegou a ter uma proposta de compra pela chilena JetSmart, mas que foi retirada uma semana depois do anúncio.

Segundo relatos, William Shaw, fundador da Ultra Air, teria rejeitado a oferta, à espera de interessados que estejam dispostos a pagar um valor real pela empresa aérea, que operava em rotas domésticas na Colômbia com seis Airbus A320.

O possível retorno de Efromovich ao mercado de viagens aéreas colombiano seria uma resposta ao afastamento do empresário da Avianca, do qual esteve à frente por vários anos.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Germán e seu irmão José Efromovich adquiriram a Avianca em 2004 quando a mais antiga empresa aérea sul-americana passava por dificuldades.

O grupo cresceu e nesse meio tempo os irmãos lançaram no Brasil a OceanAir, companhia aérea que mais tarde usaria o nome “Avianca Brasil”, embora as duas empresas não tivessem ligação direta.

Germán Efromovich: empresário foi o fundador da Oceanair e também presidiu o grupo Avianca Holdings (Cruks/Wikimedia)

Em 2010, a Avianca assumiu a TACA, companhia aérea da El Salvador, que era dirigida pelo empresário Roberto Kriete e permaneceu no grupo como acionista minoritário.

Após não conseguir pagar um empréstimo devido à United Airlines, Efromovich foi afastado da direção e posteriormente da sociedade da Avianca. Em 2019, a Avianca Brasil, também em crise, faliu, deixando um rastro de dívidas.

Boeing 737-800 da Aeroitalia (Colin Cooke Photo)

Não satisfeito, o empresário tentou adquirir a Alitalia e sem ter sucesso, fundou uma nova companhia aérea no país, a Aeroitalia, que hoje opera rotas com quatro Boeing 737-800.

Atualmente, a Avianca é dirigida por Kriete e tenta adquirir a Viva Air, uma low cost também fundada por Willian Shaw e que após problemas financeiros deixou de voar há pouco mais de um mês.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Esse German Efromovich é um articulador profissional ( para nao dizer outra coisa beeeem pior)!!!
    Vai deixando um rastro de sujeira por onde passa…
    E um cheiro de enxofre…
    Estamos aguardando nossos direitos trabalhistas até hoje pela quebra da Avianca… (que nos dedicamos de corpo e alma por + de 10 anos).
    Antes de pensar em investir, tinha que pensar nas familias que esse infeliz deixou ardendo enquanto ele brinca de “investidor”…

  2. Proposta simbólica de 1 Dólar ? Eu deixaria derreter os aviões , Eu voltaria a operar e buscar reerguer minha empresa, depois de uma proposta infeliz deste cidadão .

Comments are closed.

Previous Post

Atlanta foi o aeroporto mais movimentado do mundo em 2022

Next Post

Após gastar R$ 191 milhões, Marinha teria abandonado projeto de avião embarcado multimissão

Related Posts
Total
0
Share