O Exército da Argentina cancelou uma licitação lançada em dezembro para a aquisição de três helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk de segunda mão.
O processo licitatório estava marcado para 13 de janeiro, mas acabou extinto no início desta semana. Segundo a força, mudanças orçamentárias motivaram o cancelamento.
A Direção de Aviação do Exército pretendia utilizar os Black Hawk em diversas tarefas, de assalto aéreo, transporte de tropas, evacuação média, SAR e combate a incêndios, entre outras.
Apesar do cancelamento, o entendimento é que a licitação será refeita e lançada novamente no futuro.
O Exército argentino conta atualmente com uma frota bastante desatualizada, formada sobretudo pelo modelo Bell UH-1H, com 50 unidades em serviço.
O Ministério da Defesa encomendou seis helicópteros Bell 407GXi para missões SAR dos quais dois foram entregues ao Exército em dezembro, faltando uma aeronave ainda. Os demais serão operados pela Força Aérea.
O Black Hawk foi o substituto do UH-1H Huey e hoje opera em alguns países da América Latina como Brasil, Colômbia, Chile e México.
Há vários anos sem verbas adequadas, as forças armadas argentinas têm buscado realizar atualizações pontuais como na aquisição dos caças F-16 da Dinamarca ou nos aviões de patrulhamento marítimo P-3 Orion, repassados pela Noruega.