O Exército brasileiro teria decidido encomendar 12 novos helicópteros multimissão UH-60 Black Hawk, fabricados pela Sikorsky. A informação foi publicada pela coluna Radar, da revista Veja, citando um acordo no valor de RS 1,2 bilhão.
A coluna, no entanto, diz que as aeronaves serão entregues a partir de 2028, prazo extremamente longo para um modelo cuja produção já atingiu seu ápice – o Exército dos EUA, maior cliente do Black Hawk, já selecionou seu sucessor, o Bell V-280 Valor.
A escolha do Black Hawk pelo Exército foi antecipada pela revista Tecnologia e Defesa em agosto. Segundo a publicação, o helicóptero da Sikorsky substituirá oito modelos AS532 UE Cougar (HM-3) entregues em 2002 e quatro UH-60L (HM-2) recebidos em 1997.
Os 12 helicópteros estão defasados tecnologicamente e teriam um custo de manutenção elevado. Sua desativação já teria sido decidida para ocorrer entre 2024 e 2029.
A revista cita que as entregas deverão começar em 2025 e serão feitas via o programa de Vendas Militares para o Exterior (FMS), do governo dos EUA.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os quatro Black Hawk operados pelo Exército estão baseados no 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus, e executam missões de vigilância territorial da Amazônia. Eles são equipados com suportes para transporte de armamentos e tanques extras de combustível.