O Exército Brasileiro (EB) informou nesta quinta-feira (15) o recebimento de seu primeiro SARP (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas) categoria 2, o Nauru 1000C fornecido pela fabricante brasileira XMobots. A cerimônia de entrega do sistema foi realizado no hangar do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), em Taubaté (SP), onde foi formado o primeiro grupo de militares para operar a aeronave não tripulada.
Segundo dados do EB, o SARP categoria 2 é uma classificação para drones com peso máximo de decolagem de 150 kg e alcance de voo de até 15 horas. Essa denominação também indica que o aparelho pode atingir 10.000 pés (3.300 metros) de altitude. Cada sistema é composto por três Nauru 1000C e uma estação de controle.
Comandante Militar do Sudeste, o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comentou que a aquisição do Nauru 1000C coloca o Exército Brasileiro “em outro patamar em termos de tecnologia, inteligência e aquisição de alvos” e que os aparelhos serão empregados em operações na faixa de fronteira e em ambientes urbanos.
Medindo quase 8 metros de envergadura por 3 m de comprimento e com peso máximo de 150 kg, o Nauru 1000C impulsionado por oito motores elétricos pode voar a velocidade de até 110 km/h e tem autonomia de 10 horas. De acordo com o EB, o drone vem com um sistema de câmeras potentes que podem executar vários tipos de monitoramento.
“É um impulso de tecnologia, uma aquisição de um produto de defesa, de um sistema de material emprego muito importante, vai nos dar outra capacidade operacional. Vamos ter condições no futuro de melhorar a parte logística”, explicou o Comandante Logístico, General de Exército Eduardo Antônio Fernandes.
O Exército não informou quantos SARP serão adquiridos com a XMobots.