Novo radar da Embraer, o M200 Vigilante passou pelo primeiro teste experimental em ambiente representativo com o Exército Brasileiro (EB). As provas foram realizadas no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins (AM), entre os meses de junho e julho.
O teste também envolveu o primeiro deslocamento aéreo do Vigilante a bordo da aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), em um trajeto de três horas de Campinas a Parintins.
A cidade no interior do Amazonas foi selecionada para o teste em virtude do Festival Folclórico de Parintins, evento que aumenta de forma expressiva o tráfego aéreo na região. Durante a semana dos festejos, o Aeroporto Júlio Belém recebeu cerca de 800 operações de pousos e decolagens em uma semana.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O Festival Folclórico de Parintins apresentou uma oportunidade de testar o desempenho do M200 Vigilante em um ambiente desafiador, como é o da Amazônia. A operação conjunta da Embraer com o Exército e a Força Aérea comprovou a versatilidade, agilidade, precisão e robustez do equipamento já em sua primeira operação. Estamos muito satisfeitos com os resultados que constituem um passo importante na transição para emprego efetivo e operacional futuro em proveito das Forças Armadas no Brasil e exterior”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Realizar este exercício experimental foi mais um passo importante na comprovação de características técnicas do M200 Vigilante, que ampliará as capacidades da nossa tropa, mantendo a operação continuada com o apoio da Base Industrial da Defesa (BID)”, afirma o General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.
O M200 Vigilante é um radar do tipo “phased array” (matriz em fases), que emite ondas eletromagnéticas que podem ser direcionadas eletronicamente para apontar em diferentes direções sem mover as antenas. O alcance de detecção do sensor é de aproximadamente 200 km.
Segundo a Embraer, o radar é capaz de encontrar e rastrear posições e trajetórias, além de classificar os alvos detectados. O equipamento também possui um sistema de geração de energia que lhe garante um tempo de operação por até 48 horas.