A Darpa, departamento de pesquisa tecnológica do exército dos Estados Unidos, está desenvolvendo uma nova tecnologia revolucionária para helicópteros. Chamada “Robotic Landing Gear”, o sistema permite aterrissagens em terrenos acidentados ou até íngremes.
A ideia consiste em substituir os trens de pouso convencionais dos helicópteros, que podem ser rodas ou barras, por pernas robóticas articuladas, que se movimentam de diferentes maneiras ao tocar o solo e, depois, se escondem na fuselagem após a decolagem.
As pernas robóticas são orientadas por sensores eletrônicos que analisam as condições topográficas do local do pouso e pré-estabelecem a posição do trem de pouso antes da aterrissagem.
Segundo a Darpa, a tecnologia melhora em 80% o desempenho da aeronave nas chamadas “aterrissagens difíceis”, além de permitir pousos em terrenos ou plataformas flutuantes, como navios e porta-aviões, com inclinações de até 20 graus.
Como adianta o departamento de pesquisas, as pernas robóticas poderão ser adaptadas a maior parte dos helicópteros atuais sem grande impacto no peso final das aeronaves. O sistema deve surgir primeiro em aparelho de uso militar.
A Darpa, que trabalha no projeto em parceria com a Universidade de Tecnologia da Georgia, ainda não informa quando a tecnologia deve chegar ao mercado, mas adianta que será “em breve”.
Veja mais: Bell apresenta novo helicóptero executivo no Brasil
Desembarcar com o helicóptero em funcionamento em terreno inclinado será radical.