F-15EX pode derrotar caças avançados russos e chineses, diz Pentágono

Versão atualizada do veterano caça entrou em serviço recentemente na Força Aérea dos EUA, que planeja receber quase 100 jatos da Boeing
Caça F-15EX da Força Aérea dos EUA
Caça F-15EX da Força Aérea dos EUA (Boeing)

O caça Boeing F-15EX Eagle II pode derrotar em combate aeronaves avançadas como o Sukhoi Su-57 ou o Chengdu J-20, afirmou a Diretoria de Testes e Avaliação Operacional (DOT&E), ligada ao Departamento de Defesa dos EUA, em relatório anual de 2024 divulgado dias atrás.

A variante atualizada do veterano caça começou a ser entregue para a Força Aérea dos EUA (USAF), que já tem oito jatos em serviço, dois deles configurados para combate.

Com maior capacidade de armamentos e aviônicos mais capaz e modernos, o F-15EX tem sido alvo de críticas pelo conceito já ultrapassado.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A DOT&E, no entanto, afirmou que “o F-15EX é operacionalmente eficaz em todas as suas funções de superioridade aérea, incluindo contra-ataques defensivos e ofensivos contra aeronaves adversárias substitutas de quinta geração.”

Armado até os dentes: projeção artística do F-15EX com armamento completo
Armado até os dentes: projeção artística do F-15EX com armamento completo (Boeing)

Segundo a avaliação, o F-15EX foi capaz de detectar e acompanhar todas as ameaças em alcances vantajosos e conseguiu utulizar os sistemas off-board e on-board para identificá-los, além de lançar armas para detê-los.

Para chegar a esse resultado, a USAF realizou testes em voo entre agosto de 2023 e janeiro de 2024 na Base Aérea de Eglin, na Flórida, e em Nevada.

Um dos aspectos aprovados foi o sistema EPAWSS (Sistema de sobrevivência de alerta passivo ativo Eagle), fornecido pela BAE Systems.

O sistema de guerra eletrônica, no entanto, não foi completamente avaliado porque a Força Aérea não pode expor sua capacidade em voo por entender que adversários podem monitorar as atividades.

A Força Aérea dos EUA pretende adicionar mais 25 caças da versão no Orçamento Fiscal de 2025, que já incorporam uma nova configuração (Lote 2). O plano é contar com 98 caças, além da conversão de uma centena de F-15 mais antigos.

O F-15 está em serviço desde 1974 (USAF)

Histórico de combates invicto

Surgido no final dos anos 60 dentro do programa F-X, o F-15 foi desenvolvido pela McDonnell Douglas para substituir vários caças da Força Aérea dos EUA na missão de superioridade aérea.

O primeiro protótipo voou em 1972 e o F-15 entrou em serviço na USAF a partir de 1974.

Desde então, o caça não sofreu uma única derrota em todos os embates que enfrentou, tendo uma folha de serviço invicta de 104 vitórias.

A variante F-15EX foi lançada como um desenvolvimento do caça de exportação pela Boeing, incorporando atualizações. A Força Aérea dos EUA decidiu então encomendá-lo para substituir antigos F-15C.

3 comments
  1. Eu não acredito que a Sukhoi esteja querendo enganar futuros clientes Se a Sukhoi diz que o SU-57 é um caça furtivo de 5ª geração então tem que cumprir.
    E quem está afirmando que o F15 pode derrotar o SU-57 foi simplesmente a Diretoria de Testes e Avaliação Operacional (DOT&E), ligada ao Departamento de Defesa dos EUA.

  2. Isso não é verdade. F15 com todas as melhorias não faz frente com os modernos caças russos.
    Governo americano agora tem uma característica de não aceitar erros, falhas ou fraquezas, perfil de seu lider. Então dificilmente vamos ver autocrítica nos próximos anos.

  3. Falar até papagaio fala.
    Sabe que não haverá esse confronto pra poder confirmar essa afirmação. Então é só mais uma falácia, fake, típico da extrema direita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O Boeing 777-9

Boeing 777X deve ser certificado entre o final do ano ou início de 2026, diz CEO

Next Post
Boeing 737 MAX 8 da Gol

Belém-Miami é a nova rota internacional da Gol

Related Posts