O Super Tucano será um dos destaques no evento da FAB em Campo de Marte (FAB)
A Força Aérea Brasileira (FAB) promove no próximo domingo (4) o evento “Portões Abertos” em São Paulo (SP), no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no aeroporto Campo de Marte. A entrada é gratuita e o espaço ficará aberto das 9h às 17h.
O público poderá conhecer de perto algumas das principais aeronaves da FAB, como o caça F-5 e o avião de ataque A-29 Super Tucano. Também está confirmada a presença dos aviões de transporte C-105 Amazonas, C-98 Caravan, C-97 Brasília e o C-95 Bandeirante, além dos modelos de treinamento T-25 Universal e T-27 Tucano e o helicóptero H-60 Blackhawk.
Em comunicado, a FAB revelou que espera um aumento do público no evento deste ano. No Portões Abertos de 2014, cerca de 100 mil pessoas visitaram o PAMA-SP. O acesso ao espaço da força aérea no Campo de Marte é pela Avenida Santos Dumont, número 2.241. Não é permitida a entrada de visitantes com animais, bicicletas, skates e similares.
Portões abertos pelo Brasil
O evento não vai acontecer somente em São Paulo. As bases da FAB em São José dos Campos (SP), Manaus (AM) e Guaratã do Norte (MT) também abrirão seus portões ao público no domingo, com diferentes atrações e também com entrada gratuita.
Em São José dos Campos, na base do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), os principais destaques serão o show de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça e a apresentação de uma maquete em escala real do caça Gripen NG, que será incorporado a frota da FAB a partir de 2019. O acesso ao DCTA é pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.941.
O Portões Abertos na Base Aérea de Manaus (BAMN) vai reunir aeronaves de transporte e ataque, além do poderoso helicóptero AH-2 Sabre. O evento da capital amazonense tem entrada franca, mas quem levar um quilo de alimento não perecível concorrerá a um voo panorâmico pela cidade. O acesso ao BAMN é pela Avenida Rodrigo Otávio, 770.
O principal destaque no evento em Guaratã do Norte, onde fica o Campo de Prova Brigadeiro Velloso, será a apresentação do avião de patrulha marítima P-3 Orion, atualmente a maior aeronave da FAB. Também estarão presentes aviões de ataque e será realizada demonstrações de rapel em helicóptero.
Veja mais: Helicópteros da FAB treinam pela primeira vez com mísseis
Cara todo os domingos vai ter isso?
Mais uma decepcao!!!!
Levei meus filhos neste evento, como faço a mais de 15 anos, e mais uma vez voltei decepcionado! Os mesmos aviões velhos e arcaicos, estáticos como sempre , e este ano sem nenhum sobrevoo de aeronaves. No ano que tem , são poucos sobrevôos, um de manhã ,outro a tarde. É lamentável você admirar a nossa força aérea e não poder velos aqui por são Paulo. há anos este evento possui mais viaturas da polícia militar, civil e guarda municipal do que aviões, ao qual este evento se destina. É uma pena que são Paulo nao possua um evento à altura que os paulistanos apaixonados pela FAB merecem!!!!!
Crhistian bom dia ! nunca fui neste evento sera que este ano vai ser igual aos outros, como você descreveu .as aeronaves expostas não estão ativas ? são somente para exposição ?
Nada a ver;
Para fazer esta tal exposição-seria melhor NÃO fazer, foi uma droga, o povo ávido por voos, se “deliciou” com a decolagem de um jatinho particular que estava por lá. Depois, com o sobrevoo de um helicoptero-que estava em treinamento. Foi só. A banda de música, salvou o passeio. De resto, aos arredores do campo de marte, a imundice e abandono de sempre.
Fui e desisti. As mesmas meia dúzia de sucatas de sempre, sem contar a tremenda fila para ser revistado, como se todo mundo fosse bandido. E tudo isso para ver a mesma coisa de sempre. Recentemente fui ao museu da Luftwaffe em Berlim. Entrada gratuita. Não tem fila. Portões completamente abertos. casal de idosos curadores muito simpáticos. E quase 100, isso mesmo cem aviões em exposição na pista do aeroporto e nos hangares, incluindo aviões da 1ª Guerra Mundial como os fokker Dr1 e D VII; caça da 2ª Guerra, como o ME-109 e Me-163, além de dezenas de jatos de combate Mig 15, MIg 17, Mig 21, Mig, 23, Mig 29, Phanton, mirage, Alpha Jet, f 104 e Tornado. Provavelmente lá havia mais jatos modernos de combate desativados (migs 21, 23, 29, F-4, F-104 e Tornado) e aviões de transporte (transall) e Patrulha ( Atlantic) do que a FAB tem em operação atualmente. Uma verdadeira piada esse “domingo aéreo” e essa “força aérea”.
Boa tarde
Gostaria de informá-los que o nosso evento, Portões Abertos – Campo de Marte 2016, será realizado no dia 09 de outubro de 2016, domingo.
As atrações previstas são
10h 00 min – início do evento ao público;
Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça):
Banda de música da Base Aérea de São Paulo;
Lançamento de Carga e Pessoal;
Banda Sinfônica/Coral da PMSP;
Exposição estática de aeronaves civis e militares e de viaturas da Polícia Militar e Civil;
Saúde bucal preventiva;
Encenação Histórica;
Apresentação dos cães da Guarda Municipal de São Paulo; e
16h 00min – Encerramento do evento.
1º Sargento LUCIO
Encarregado
Seção de Comunicação Social
Parque de Material Aeronáutico de São Paulo
(11) 2281-4003