A Força Aérea Brasileira (FAB) deverá contar no futuro com ao menos 45 caças F-39E/F Gripen, porém, as entregas dos jatos supersônicos deverá se prolongar até a próxima década.
Segundo fontes da CNN, a Aeronáutica deverá postergar as entregas dos 27 caças pendentes, que deveriam ser concluídas em 2027. O motivo é a falta de recursos financeiros.
A FAB confirmou na sexta-feira (8) que está renegociando o cronograma, mas no dia seguinte os ministros da Defesa do Brasil e da Suécia assinaram uma Carta de Intenções para ampliar o contrato em até 25% (mais nove caças).
Nesse caso, haverá uma troca com a Força Aérea da Suécia, que anunciou a seleção do transporte tático C-390 Millennium, da Embraer, como substituto dos velhos C-130 Hercules hoje em serviço.
Entregas aquém do cronograma
Atualmente a FAB tem oito F-39E Gripen, a versão monoposto, ativos e baseados em Anápolis (GO). É menos aviões do que é necessário para formar um esquadrão (12 jatos) e a demora em recebê-los deverá prolongar essa lacuna por mais tempo do que se pensava.
O primeiro caça Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, mas a unidade FAB 4100, com a bandeira do país pintada no estabilizador vertical era destinada a testes nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Os dois primeiros F-39E operacionais aportaram de navio em Santa Catarina apenas em abril de 2022, seguidos por outros dois caças em setembro, mas eles também voaram para o interior de São Paulo para serem preparados para entrega à FAB.
A cerimônia de entrega oficial dos quatro caças ocorreu em dezembro daquele ano em Anápolis, onde foram incorporados ao 1.° Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Em maio de 2023, mais dois aviões da Saab foram enviados ao Brasil e seguiram direto para Anápolis, mesmo roteiro visto com o Gripen FAB 4107 em dezembro do ano passado.
Neste ano, no entanto, apenas um caça foi entregue em setembro, quando todos os 36 jatos deveriam ter chegado à FAB pelo cronograma original.
Caças usados
A despeito do acerto prévio com a Suécia, a FAB parece ainda interessada em avaliar alternativas mais baratas e rápidas para reforçar sua frota e aposentar os já cansados F-5.
Há conversas com os EUA para jatos F-16 e surgiram rumores sobre um possível lote de caças Gripen C/D, a versão anterior do jato da Saab.
A Índia teria oferecido o HAL Tejas enquanto a França pretende colocar um grande pacote na mesa no encontro entre Macron e Lula nos próximos dias e que inclui o Rafale, derrotado pelo Gripen em 2014.
Seja o caminho que for seguido, a situação é preocupante já que há necessidade é urgente assim com a falta de verbas.