A Força Aérea Brasileira (FAB) deve enviar seus jatos de transporte mais capazes para realizar o resgate de brasileiros que estão em Israel, em meio aos combates das forças armadas do país contra o grupo terroista Hamas, na Faixa de Gaza.
O conflito começou na madrugada de sábado, 7, quando o Hamas lançou um ataque surpresa no sul de Israel, em um rero deslize da inteligência do país.
O governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu contra-atacou posições do Hamas ainda no sábado, após anúncio declarou estar em estado de guerra.
A tendência é que o conflito ganhe escala, o que motivou o governo brasileiro a dar oportunidade aos brasileiros que estão em Israel deixarem o país.
As aeronaves oferecidas pela FAB são o KC-30, dois Airbus A330-200 ainda em configuração de passageiros, dois KC-390, da Embraer, e outros dois VC-2, jatos E190 usados em voos VIP e que já fizeram missões semelhantes no passado.
O resgate é coordenado pelos Ministérios da Defesa e Relações Exteriores e a primeira aeronave, um KC-30, decolará ainda no domingo, da Base Aérea de Natal (RN) com destino à Roma, na Itália.
Por ser um widebody com grande autonomia, o KC-30 poderá chegar mais rápido ao local enquanto os KC-390 e VC-2 precisarão realizar escalas técnicas para reabastecimento.
As primeiras operações de repatriação devem ocorrer já a partir de segunda-feira, 9, e na terça-feira, 10. Os KC-390 podem transportar até 80 passageiros em seu porão de carga enquanto o VC-2 tem cerca de 40 assentos. Os KC-30, por sua vez, têm uma capacidade maior, de até 230 passageiros.
Boa tarde.amigos… Cadê a cúpula de ferro de Israel. Cadê a inteligência…Falhou tudo. É o que parece. Ninguém é melhor que ninguém. Os caras só ntem armas leves. Se tivessem tanques e defesas aéreas, IETAEL JÁ ERA. A verdade veio à tona. É preciso dialogar, entendimento, acabar com a arrogância e a guerra.