Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), decolou, nesta terça-feira (21/3), às 8h34, do Rio de Janeiro, em direção a Lima, no Peru, para prestar apoio às vítimas da enchente no norte do País. A previsão de deslocamento é de nove horas de voo, com escala em Porto Velho (RO) para reabastecimento.
Segundo a FAB, o cargueiro viaja com 14 militares. A aeronave será utilizada em missões humanitárias com deslocamentos diários entre três cidades atingidas pelas fortes chuvas: Piura, Trujillo e Chiclayo.
“Vamos operar, junto com as autoridades locais, em atendimento às regiões afetadas”, declara o Capitão Gustavo Magaldi, comandante da aeronave. A missão tem previsão de término na sexta-feira (24/03) e retorno da equipe da FAB no sábado (25/03).
A região norte do Peru vem enfrentando fortes chuvas e enchentes neste mês. Cerca de 800 municípios peruanos declararam estado de emergência desde o início das chuvas, que também causaram deslizamentos.
Segundo o último balanço divulgado, mais de 70 pessoas morreram e 100 mil estão desabrigadas. A queda de pontes em várias localidades tem dificultado o trabalho de assistência às áreas, que na maioria estão sem água potável e energia elétrica.
Hércules
Em 2010, uma aeronave C-130 Hércules da FAB foi empregada numa missão de transporte de 68 brasileiros que estavam isolados em Machu Picchu. Eles foram resgatados por helicópteros do governo peruano e regressaram ao país no cargueiro militar. Na época, 278 brasileiros visitavam o sítio histórico quando fortes chuvas provocaram enchentes na região.
Fonte: FAB
Veja mais: Brasil envia aviões para combater incêndios no Chile