O Esquadrão Zeus (1º GTT) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 9 de dezembro, o primeiro lançamento de soldados paraquedistas a partir da aeronave multimissão Embraer KC-390 Millennium. A operação de Assalto Aeroterrestre foi executada no espaço aéreo do Rio de Janeiro (RJ) com a participação de militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (EB).
De acordo com a FAB, o treinamento foi uma preparação para o Exercício Operacional Culminating 2021, que será realizado no estado da Louisiana, nos EUA, entre o Exército dos EUA e o EB – a data do exercício ainda não foi definida. Também estão previstos lançamentos de tropas brasileiras e americanas, utilizando as aeronaves C-17 Globemaster, C-130J Super Hercules e o KC-390.
O treinamento conjunto entre militares das forças armadas do Brasil e EUA é um simulado de guerra convencional para preparar soldados e tripulantes de aeronaves para missões de infiltração aérea.
Segundo o comandante do Esquadrão Zeus, Tenente Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte da força aérea. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira.”
Os preparativos para o treinamento começaram na base aérea de Anápolis (GO) com um curso ministrado pela Embraer, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores do KC-390 para operações de lançamento de paraquedistas. O adestramento ainda estabeleceu a doutrina operacional para os militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do EB com a nova aeronave da FAB.
Veja mais: FAB vai receber quarta aeronave KC-390 da Embraer nos próximos dias