A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quinta-feira (7) ter realizado uma série de exercícios de pouso curto com o KC-390, nova aeronave de transporte militar fornecida pela Embraer.
O treinamento ocorreu entre os dias 28 e 29 de setembro em dois locais diferentes, a base aérea de Anápolis, em Goiás, onde está sediado o esquadrão que opera o jato bimotor, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cuja pista possui apenas 1.323 metros de extensão total.
A atividade, segundo a FAB, foi destinada a capacitar os pilotos do esquadrão a operarem com o KC-390 em pistas curtas, comuns em várias regiões onde a aeronave pode ser empregada.
Em Anápolis, foram realizados ‘rejected landings’ (pousos abortados), com a aeronave arremetendo após o toque na pista, e também pousos com a menor distância possível. A Força Aérea colocou marcações de 1.00 metros, 1.200 metros e 1.500 metros na pista, que tem 3.300 metros de extensão.
Após obter resultados satisfatórios, o KC-390 voou até o Rio de Janeiro onde realizou pousos ao nível do mar. A FAB afirmou que o treinamento foi bem sucedido, porém, não revelou qualquer detalhe sobre o desempenho do cargueiro.
“Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o Projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, afirmou o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garce.
Segundo a Embraer, o C-390 Millennium, sua denominação comercial, pode pousar em distâncias de 1.000 metros (3.280 pés) ao nível do mar e com 26 toneladas de peso.