FAB sai em busca de um sucessor para o Embraer Bandeirante

Aeronáutica abriu pedido de informações para fabricantes para o fornecimento de uma nova Aeronave de Transporte Leve (ATL). Cessna SkyCourier está entre os que podem se enquadrar nos requisitos
C-95BM Bandeirante (FAB)
C-95BM Bandeirante (FAB)

O Embraer C-85 Bandeirante tem sido o cavalo-de-batalha do transporte leve da FAB e precisa ser substituído, mas a escolha de um sucessor para o primeiro avião comercial da fabricante brasileira parece difícil.

Agora, a Força Aérea Brasileira, novamente, inicia um estudo para uma nova Aeronave de Transporte Leve (ATL) que permita ao Bandeirante descansar finalmente.

Usando o procedimento Request For Information, ou seja, o pedido por informações no mercado aeronáutico, a FAB visa identificar potenciais fornecedores dessa nova aeronave que será adquirida em um volume considerável.

No RFI, a FAB determina que a nova aeronave cumpra as “missões de transporte de passageiros e de carga, com ênfase na região Amazônica”.

Como as características da região são de clima extremo e pistas precárias com pouca ou nenhuma infraestrutura, a nova “ATL” precisará ter asa alta, dois motores e rampa ou porta de carga.

O resultado do Estudo de Viabilidade será apreciado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e se o mesmo for aprovado, o processo incluirá o prosseguimento do projeto com avaliação dos requisitos técnicos, logísticos e industriais.

Embraer Stout

Embraer STOUT
STOUT Project (FAB)

Há algum tempo a FAB vem analisando um sucessor viável para o Bandeirante e considerou algumas aeronaves, com destaque para o projeto Stout da Embraer e o SkyCourier da Cessna Textron.

Híbrido, o Embraer Stout foi um projeto de aeronave que nasceu com apoio da FAB, tendo asa alta com quatro motores, sendo dois turboélices e dois elétricos, estes montados nas pontas das asas.

Sigla para “Short Take Off Utility Transport” (Transporte Utilitário de Decolagem Curta), o Stout parecia promissor e por ser híbrido, mostraria eficiência ao mercado aeronáutico na totalidade. Podia levar três toneladas de carga ou 30 soldados, com alcance de 2.425 km.

Cessna C408 SkyCourier Protótipo (Textron)

O Stout não foi adiante após o Comandante da Aeronáutica anterior cancelar o programa.

Cessna SkyCourier

Recentemente, a FAB mirou no bimotor de asa alta Cessna C408, conhecido como SkyCourier. Em uma apresentação no Congresso, o governo citou o modelo como uma alternativa aos Bandeirante.

O modelo já conta com o certificado de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mas nenhuma aeronave foi entregue no Brasil ainda.

Com capacidade para 19 passageiros, o SkyCourier leva 3 toneladas e interessou a FAB, mesmo que na época não houvesse informações sobre uma eventual aplicação militar.

A versão militar do ATL-100 é proposta para transportar 12 soldados paraquedistas com equipamento completo, capacidade semelhante a do Bandeirante (Divulgação)
O primeiro voo do ATL-100 da Desaer é previsto para 2025 (Divulgação)

Desaer ATL-100

Além dos dois, o projeto nacional  ATL-100, poderia ser uma opção para a FAB neste novo estudo.

Desenvolvido pela Desaer, uma empresa fundada por ex-funcionários da Embraer, o bimotor de asa alta foi projetado para ter uma capacidade para 2,5 toneladas de carga ou 19 passageiros, com alcance de 2.000 km.

O avião deveria voar em 2025, mas a fabricante desapareceu da mídia desde o ano passado, quando lançou um drone de pulverização.

Em 2022, a Desaer acertou um acordo com o governo de Minas Gerais para uma fábrica em Araxá, mas até o começo deste ano não havia qualquer sinal de obras.

Total
0
Shares
Previous Post
Caça F-5 da FAB

Caça F-5 da FAB caiu em Natal durante os exercícios Cruzex 2024

Next Post
Um dos Boeing 717 que foram operados pela Qantas

Raro, Boeing 717 vai dar adeus este mês na Austrália

Related Posts
Total
0
Share