O Embraer C-85 Bandeirante tem sido o cavalo-de-batalha do transporte leve da FAB e precisa ser substituído, mas a escolha de um sucessor para o primeiro avião comercial da fabricante brasileira parece difícil.
Agora, a Força Aérea Brasileira, novamente, inicia um estudo para uma nova Aeronave de Transporte Leve (ATL) que permita ao Bandeirante descansar finalmente.
Usando o procedimento Request For Information, ou seja, o pedido por informações no mercado aeronáutico, a FAB visa identificar potenciais fornecedores dessa nova aeronave que será adquirida em um volume considerável.
No RFI, a FAB determina que a nova aeronave cumpra as “missões de transporte de passageiros e de carga, com ênfase na região Amazônica”.
Como as características da região são de clima extremo e pistas precárias com pouca ou nenhuma infraestrutura, a nova “ATL” precisará ter asa alta, dois motores e rampa ou porta de carga.
O resultado do Estudo de Viabilidade será apreciado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e se o mesmo for aprovado, o processo incluirá o prosseguimento do projeto com avaliação dos requisitos técnicos, logísticos e industriais.
Embraer Stout
Há algum tempo a FAB vem analisando um sucessor viável para o Bandeirante e considerou algumas aeronaves, com destaque para o projeto Stout da Embraer e o SkyCourier da Cessna Textron.
Híbrido, o Embraer Stout foi um projeto de aeronave que nasceu com apoio da FAB, tendo asa alta com quatro motores, sendo dois turboélices e dois elétricos, estes montados nas pontas das asas.
Sigla para “Short Take Off Utility Transport” (Transporte Utilitário de Decolagem Curta), o Stout parecia promissor e por ser híbrido, mostraria eficiência ao mercado aeronáutico na totalidade. Podia levar três toneladas de carga ou 30 soldados, com alcance de 2.425 km.
O Stout não foi adiante após o Comandante da Aeronáutica anterior cancelar o programa.
Cessna SkyCourier
Recentemente, a FAB mirou no bimotor de asa alta Cessna C408, conhecido como SkyCourier. Em uma apresentação no Congresso, o governo citou o modelo como uma alternativa aos Bandeirante.
O modelo já conta com o certificado de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mas nenhuma aeronave foi entregue no Brasil ainda.
Com capacidade para 19 passageiros, o SkyCourier leva 3 toneladas e interessou a FAB, mesmo que na época não houvesse informações sobre uma eventual aplicação militar.
Desaer ATL-100
Além dos dois, o projeto nacional ATL-100, poderia ser uma opção para a FAB neste novo estudo.
Desenvolvido pela Desaer, uma empresa fundada por ex-funcionários da Embraer, o bimotor de asa alta foi projetado para ter uma capacidade para 2,5 toneladas de carga ou 19 passageiros, com alcance de 2.000 km.
O avião deveria voar em 2025, mas a fabricante desapareceu da mídia desde o ano passado, quando lançou um drone de pulverização.
Em 2022, a Desaer acertou um acordo com o governo de Minas Gerais para uma fábrica em Araxá, mas até o começo deste ano não havia qualquer sinal de obras.