A quarta aeronave KC-390 Millennium destinada à Força Aérea Brasileira (FAB) será entregue pela Embraer nos próximos dias. A informação foi antecipada no Twitter pelo Brigadeiro Baptista Jr, Comandante-Geral de Apoio da FAB.
O modelo com matrícula FAB 2856 é o segundo KC-390 que será entregue à FAB neste ano. Os dois primeiros aviões foram entregues pela Embraer em 2019. Ao todo, o pedido da Aeronáutica compreende 28 aeronaves.
Durante um seminário sobre defesa nacional realizado em Brasília (DF) no mês passado, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos Antonio Moretti Bermudez, detalhou o cronograma de entregas do KC-390 para os próximos anos.
De acordo com o militar, a força aérea espera receber três aeronaves em 2021, três em 2022, quatro em 2023, três em 2023, quatro em 2025, quatro em 2026 e três em 2027. A Embraer não comenta e nem confirma esses prazos.
Os KC-390 já recebidos pela Aeronáutica estão em serviço com o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), o “Esquadrão Zeus”. O grupo fica sediado na Ala 2, em Anápolis (GO). O quarto modelo também será operado pelo 1° GTT.
Além dos 28 aviões encomendados pela FAB, outros clientes confirmados do KC-390 são Portugal, com um pedido de cinco aeronaves, e a Hungria, que no mês passado confirmou a aquisição de dois KC-390.
Parceiros estratégicos do programa, Argentina e República Tcheca assinaram cartas de intenção de compra de seis e duas aeronaves, pela ordem, mas ainda não firmaram acordos com a Embraer para efetivar os pedidos.
Veja mais: Turcomenistão pode ser o próximo cliente do Super Tucano