Uma das fabricantes de aviões mais antigas do mundo ainda em atividade, a Aircraft Industries – LET Kunovice, que era administrada pela mineradora russa UGMK, voltou às mãos de investidores da República Tcheca, terra natal da empresa fundada em 1936.
Em comunicado divulgado na quarta-feira (27), a LET confirmou que foi assumida pelo Omnipol Group, conglomerado da República Tcheca que oferece soluções de tecnologia para a indústria aeronáutica e de defesa – o grupo também controla a fabricante tcheca AERO Vodochody Aerospace, conhecida pelo jato militar L-39 Albatros. O valor da negociação, que envolveu 100% das ações da fabricante, não foi divulgado.
A UGMK fez sua primeira investida na LET em 2008, quando adquiriu uma fatia de 51% da empresa. Em 2013, o grupo russo consolidou sua participação, adquirindo os 49% restantes do fabricante tcheco sediado em Praga.
A LET ficou numa posição muito difícil depois da imposição de sanções comerciais contra a Rússia em função da invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. “Na atual situação de crise, era natural fazermos o nosso melhor para salvar o fabricante de aeronaves tcheco. É nosso dever manter e desenvolver ainda mais sua produção”, declarou Jiří Podpěra, presidente da Omnipol.
O presidente do grupo tcheco também adiantou que a diretoria da LET iniciou conversações para obter novos fornecedores de componentes para substituir suprimentos importados da Rússia. O principal produto da fabricante é bimotor turboélice utilitário L-410, avião que soma mais de 1.200 unidades produzidas desde 1970 e operado em mais de 60 países.
A aeronave voou em algumas companhias aéreas regionais no Brasil e um dos exemplares acabou sofrendo um acidente fatal em julho de 2011 quando decolava do Aeroporto dos Guararapes, em Recife. Na queda os 17 ocupantes morreram.