A United Aircraft Corporation (UAC), empresa que controla as principais fabricantes de aeronaves da Rússia, anunciou dois acordos significativos por mais de 280 de seus aviões comerciais durante o Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok.
O maior deles foi acertado com a State Transport Leasing Company (STLC) e prevê o fornecimento de 132 aeronaves SJ100 (SuperJet), 65 turboélices regionais Il-114-300 e 41 jatos Tu-214.
O cronograma prevê a entrega das aeronaves entre 2027 e 2032, mas ainda depende da assinatura de um contrato de pedidos firmes.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Já somos um fornecedor básico para a aviação regional e vemos uma grande demanda das transportadoras por aeronaves nacionais com modificações modernas”, disse Evgeniy Dietrich, Diretor Geral da STLC
“Nossa interação com a STLC contribuirá para a implementação da estratégia de substituição de importações, atendendo às necessidades das companhias aéreas por aeronaves domésticas e garantindo acessibilidade de transporte e conectividade das regiões russas”, complementou o Diretor Geral da UAC, Yuri Slyusar.
A STLC, assim como a UAC, é uma empresa estatal e deverá contar com recursos financeiros do Fundo Nacional de Previdência para oferecer uma taxa de leasing mais acessível para as transportadoras aéreas russas.
Ex-subsidiária da Aeroflot vai alugar 45 MC-21
No mesmo evento, a Smartavia, uma companhia aérea low-cost sediada em Arkhangelsk, anunciou um acordo prévio com a UAC para adicionar 45 jatos de fuselagem estreita MC-21.
As aeronaves deverão substituir os Boeing 737 e Airbus A320 atualmente em uso, mas não foi revelado uma data para o início das entregas.
Os jatos serão arrendados por uma empresa de leasing russa e deverão ser entregues até 2035.
A Smartavia é uma empresa aérea privada, surgida em 1963, mas que teve o controle acionário adquirido pela Aeroflot em 2004.
Sete anos depois, a companhia aérea de bandeira russa vendeu sua participação, já quando se chamava Nordavia. Em 2019, ela foi renomeada como Smartavia.
Atualmente a frota é composta por 11 Boeing 737NG e dois Airbus A320neo.