Algumas das marcas mais famosas da Rússia, as fabricantes de aeronaves de combate Sukhoi e Mikoyan-Gurevich (MiG) serão fundidas em um único empreendimento associado ao grupo United Aircraft Corporation (UAC). O plano foi confirmado pela Rostec, conglomerado estatal russo que controla a UAC, que ainda compreende os nomes Ilyushin, Irkut, Tupolev e Yakovlev.
“As transformações estruturais, um programa de otimização de custos, transformação do modelo industrial, bloco de pesquisa e desenvolvimento, transformação digital da UAC visam aumentar a utilização das instalações produtivas e aumentar a produtividade do trabalho”, segundo comunicado da Rostec citado pela agência russa TASS.
Segundo a publicação, a unificação da Sukhoi com a MiG deve gerar uma economia na ordem de 130 bilhões de rublos (cerca de R$ 9,2 bilhões). “A reforma será implementada em etapas ao longo de vários anos.”
A Rostec afirma que fusão entre as empresas aumentará a estabilidade econômica do grupo UAC, otimizando os quadros administrativos e gerencial, reduzindo os custos de produção e o endividamento.
“Estamos formando em Moscou uma única organização de gestão e um único centro de competências de design para todas as empresas do grupo UAC. Reformas sistêmicas devem melhorar a estrutura da empresa e resolver questões de sua estabilidade financeira, aumentar a competitividade das aeronaves civis domésticas e cobrir as significativas necessidades da Rússia em aeronaves modernas para transporte de passageiros. Levando em consideração a importância da tarefa, decidi levar a questão das reformas corporativas sob meu controle pessoal e chefiar o conselho de administração da UAC”, disse o diretor-geral da Rostec, Sergey Chemezov.