Falta de informações marca fim do voo da Aigle Azur para o Brasil

Voo entre Campinas e Paris volta a ser vendido no site da companhia até o dia 27 de setembro. Bilhetes após essa data serão reembolsados
A330-200 da Aigle Azur: empresa francesa não tem sido transparente sobre sua situação no Brasil (Aigle Azur)
A330-200 da Aigle Azur: empresa francesa não tem sido transparente sobre sua situação no Brasil (Aigle Azur)

O fim do voo entre Campinas e Paris realizado pela companhia aérea Aigle Azur se transformou em dor de cabeça para muitos passageiros. A empresa tem sido pouco clara sobre sua atuação no Brasil e nas poucas vezes em que se pronunciou o fez de forma confusa e com ausência de informações.

Na semana passada, o jornal Le Figaro relatou as dificuldades financeiras por que passa a companhia que decidiu encerrar o voo entre os aeroportos de Orly e Viracopos, realizados quatro vezes por semana. Mas não houve um comunicado oficial, apenas uma promessa de que mais detalhes seriam fornecidos em breve após reconhecer que manteria o voo apenas durante a temporada do Verão no Hemisfério Norte.

Após tentar contatar a Aigle Azur na França, Airway recebeu uma mensagem que foi repassada aos agentes de viagem em que a empresa informa que os bilhetes emitidos após o dia 27 de setembro serão reembolsados. Já os passageiros que embarcarem até essa data deveriam ser acomodados em voos da TAP, diz o texto.

No entanto, nos últimos dias a companhia aérea francesa voltou a oferecer o voo para o Brasil em seu site com apenas duas frequências semanais, a última delas partindo no dia 27. A rota aparece como operada pela própria Aigle Azur com seus jatos Airbus A330-200.

Fim da parceria

A Aigle Azur decidiu encerrar o seu único voo transatlântico após o fim do code share com a Azul Linhas Aéreas, que fornecia possibilidade de conexões para diversas cidades no Brasil. O encerramento da parceria foi comunicado ainda em abril, mas apesar disso a companhia francesa não deu mostras de que poderia desistir do destino.

Questionada sobre o fim do voo da ex-parceira, a Azul respondeu que “neste momento, não deve assumir a rota”. A companhia francesa tem como um de seus sócios David Neeleman, fundador da empresa brasileira.

Com o fim do voo, Viracopos volta a ter apenas a Azul como operadora de voos internacionais. Em relatos na internet, passageiros da Aigle Azur lamentaram a suspensão. Para alguns clientes, a companhia francesa oferecia um voo prático em um aeroporto de fácil acesso à Paris além de um serviço elogiado pelo seu atendimento e simpatia.

A Aigle Azur nega que sua situação seja crítica. A companhia reduziu frequências e concentrou sua malha em voos na Europa além de um único destino na África, a capital do Mali.

O que fazer em caso de bilhete comprado na Aigle Azur

Segundo a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, “os passageiros com bilhetes comprados cujo o voo não será realizado, de acordo com a Resolução nº 400 da ANAC, a companhia aérea precisa fornecer as seguintes alternativas aos passageiros afetados:

(I) reembolso integral do valor pago pela passagem;

(II) reacomodação em outros voos da própria companhia ou de outra empresa que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, na primeira oportunidade;

(III) execução do serviço por outra modalidade de transporte;

(IV) reacomodação em voo da própria empresa aérea em outra data que seja da conveniência do passageiro.

Ressalta-se que, em caso de problemas, o passageiro afetado pela interrupção do voo deverá entrar em contato com a empresa com a qual o contrato foi estabelecido, tendo em vista que as duas empresas efetuaram a venda do bilhete, embora o serviço (voo) fosse prestado apenas pela Aigle Azur.

Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar sua reclamação por meio do site www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias. As manifestações apresentadas nessa plataforma são monitoradas pela Agência, que acompanha a qualidade das soluções apresentadas.

Veja mais: Azul terá exclusividade no Santos Dumont em sua estreia na ponte aérea

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  1. Ótimo , tenho um voo Paris – Br dia 03/01/2020 , já recebi o e-mail de cancelamento da minha passagem !

    Até parece que essa vai passar batido !

  2. Rafael
    Solicite que te deem uma passagem na Cia ae4ea Air France. E uma excelente cia aerea.
    E de classe superior a da sua passagem.

  3. Tenho uma passagem pra outubro cancelada, não falo francês e parece que o único modo pra saber como fica é ligando, como faço?

  4. Já abri reclamação no site (4 dias e sem resposta), liguei no call center (40 minutos de espera e nada de um atendente), já encaminhei email, mas nada dá certo para receber meu dinheiro de volta. Comprei passagens novas para outubro pela TAP com valor de 1500 reais mais caras. Me arrependo amargamente de ter comprado essas passagens com essa empresa. Esse site do consumido do governo não está funcionando também, me cadastro e ele fica falando que não reconhece meu usuário.

  5. Meu voo para dia 04/01/ 2019 ! Eles têm parceria com azul , vou tentar resolver por lá ! Meus hotéis estão pagos, voo de ida pago, vou para Espanha depois França , ou seja o voo de Madri a França também irei perder se não tiver com voltar de Paris dia 04/01 /2020

  6. Rafale V, meu voo Paris Irly a Porto Alegre tb foi cancelado. Estou ha uma demanda contando contrato com aigle azur, o numéro 0810797997 não atende. Preenche um formulario de reclamação no site http://www.aigle-azur.com
    Va em: nous contacter…réclamation…
    Se tiveres faturas, qualquer comprovante de hospedagem adiciona.
    No Facebook tb tem um grupo Aigle Azur.
    Boa sorte!

  7. Comprei duas passagens para dezembro e estou com o mesmo problema espero que me coloquem em outro voo de uma outra companhia area. comprei muito antes e agora nao vou achar preços similares

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