FedEx vai voar com o cargueiro MD-11F até 2032

Companhia aérea de encomendas expressas dos EUA planejava aposentar trijato em 2028, mas falta de aviões novos pode ter motivado mudança
MD-11F da FedEx
MD-11F da FedEx (Aero Icarus)

A Federal Express (FedEx) vai prolongar a operação do cargueiro MD-11F por mais quatro anos, anunciou a empresa em documento enviado à Bolsa de Valores de Nova York.

O widebody de três motores fabricado pela McDonnell Douglas (hoje Boeing) é um dos principais aviões de carga da companhia de encomendas expressas e deveria ser aposentado até 2028.

Agora, no entanto, a FedEx prevê mantê-lo em serviço até o final de 2032. Embora não tenha explicado o motivo da mudança nos planos, entende-se que ele envolve atrasos nas entregas de novas aeronaves.

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A FedEx também revelou ter exercido a opção de aquisição de oito Boeing 777F que serão entregues nos anos-calendário de 2026 e 2027. Além disso, há nove 767-300F pendentes de entrega.

Boeing 777F da Fedex

“Essas aeronaves são significativamente mais eficientes em termos de combustível por unidade do que os tipos de aeronaves utilizados anteriormente, e essas despesas são necessárias para atingir economias operacionais significativas de longo prazo e substituir aeronaves mais antigas”, explicou a empresa.

Cinco dezenas de MD-11F ativos

Nascido como um rival do Boeing 747 e do Airbus A340, o MD-11 é uma versão maior e mais eficiente do DC-10. No entanto, apenas 200 aeronaves foram finalizadas entre 1988 e 2000. No Brasil, Varig, VASP e TAM voram com o widebody.

MD-11 PP-VOQ da Varig (Aero Icarus)

Logo o trijato passou a ser usado como cargueiro, papel que restou a ele desde 2014, quando o último voo de passageiros foi realizado.

Atualmente existem 51 MD-11 em serviço no mundo, além de outros 18 aviões em condições de voo, segundo o Planespotters.

A FedEx tem 25 aeronaves (22 ativas) enquanto a UPS voa com outras 29 (26 em operação) e Western Cargo, 15 trijatos, dos quais três estão em serviço.

2 comments
  1. Oi Carlos, é um termo em inglês que acabou sendo usado em outras línguas também. Significa avião comercial com fuselagem larga (wide/larga + body/corpo). Também é referido como jato de dois corredores.

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