A Federal Express (FedEx) vai prolongar a operação do cargueiro MD-11F por mais quatro anos, anunciou a empresa em documento enviado à Bolsa de Valores de Nova York.
O widebody de três motores fabricado pela McDonnell Douglas (hoje Boeing) é um dos principais aviões de carga da companhia de encomendas expressas e deveria ser aposentado até 2028.
Agora, no entanto, a FedEx prevê mantê-lo em serviço até o final de 2032. Embora não tenha explicado o motivo da mudança nos planos, entende-se que ele envolve atrasos nas entregas de novas aeronaves.
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A FedEx também revelou ter exercido a opção de aquisição de oito Boeing 777F que serão entregues nos anos-calendário de 2026 e 2027. Além disso, há nove 767-300F pendentes de entrega.

“Essas aeronaves são significativamente mais eficientes em termos de combustível por unidade do que os tipos de aeronaves utilizados anteriormente, e essas despesas são necessárias para atingir economias operacionais significativas de longo prazo e substituir aeronaves mais antigas”, explicou a empresa.
Cinco dezenas de MD-11F ativos
Nascido como um rival do Boeing 747 e do Airbus A340, o MD-11 é uma versão maior e mais eficiente do DC-10. No entanto, apenas 200 aeronaves foram finalizadas entre 1988 e 2000. No Brasil, Varig, VASP e TAM voram com o widebody.

Logo o trijato passou a ser usado como cargueiro, papel que restou a ele desde 2014, quando o último voo de passageiros foi realizado.
Atualmente existem 51 MD-11 em serviço no mundo, além de outros 18 aviões em condições de voo, segundo o Planespotters.
A FedEx tem 25 aeronaves (22 ativas) enquanto a UPS voa com outras 29 (26 em operação) e Western Cargo, 15 trijatos, dos quais três estão em serviço.
O que é um avião widebody??
Oi Carlos, é um termo em inglês que acabou sendo usado em outras línguas também. Significa avião comercial com fuselagem larga (wide/larga + body/corpo). Também é referido como jato de dois corredores.