Começa na próxima terça-feira (30), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), a Labace 2016 (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), o maior evento de aviação executiva do Brasil e América Latina, que nesta 13º edição vai reunir cerca de 50 aeronaves dos principais fabricantes do setor. A feira é organizada pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) e segue aberta até a próxima quinta-feira (1/9).
Apesar do momento econômico difícil no país, algumas das principais novidades da aviação executiva mundial, incluindo jatos e uma série de novos helicópteros, têm presença confirmada no evento.
Conheça a seguir algumas das aeronaves que vão pousar em Congonhas nos próximos dias:
HondaJet
O celebrado jato executivo da Honda, agora com licença de produção e venda aprovados, será exibido mais uma vez na Labace 2016, após sua estreia diante do público brasileiro na edição passada. Fruto de um longo e complexo processo de desenvolvimento que levou quase 20 anos, a aeronave da empresa japonesa possui algumas diferenças curiosas no design e bom desempenho: pode voar a 782 km/h com até seis passageiros e tem autonomia de 2.234 km.
No Brasil, o HondaJet é oferecido pela Líder Aviação Executiva, e já está à venda: custa cerca de US$ 4,5 milhões. A Líder também tem no seu catálogo os jatos executivos da Bombardier. No entanto, a empresa ainda não confirmou quais outras aeronaves vai exibir na Labace.
Dassault Falcon 8X
Recém-saído da fábrica, o super jato executivo Falcon 8X, da fabricante francesa Dassault Aviation, será a maior novidade da feira em Congonhas. Capaz de voar de São Paulo até Moscou, na Rússia, sem escalas, o jato francês com três motores pode transportar até 19 passageiros a uma velocidade máxima de quase 1.000 km/h.
É também um dos aviões executivos mais caros do mundo, avaliado em US$ 57,5 milhões. O Falcon 8X compete na categoria dos jatos “ultra-large”, uma das mais apreciadas no Brasil. O trijato francês ainda está em fase de certificação por órgãos aeronáuticos.
Textron Aviation
O grupo Textron Aviation, representado no Brasil pela Tam Aviação Executiva, preparou uma apresentação de gala na Labace. Ao todo, a empresa vai expor sete aeronaves das , com as marcas Cessna e Beechcraft. O jato de porte médio Cessna Citation Latitude será um dos principais produtos no espaço, além dos modelos menores CJ3+ e M2.
Outros modelos Cessna confirmados são o monomotor Turbo Stationair HD 206 e o turbo-hélice Grand Caravan. Já os representantes da Beechcraft serão o clássico bimotor King Air, na versão 350i, e o Baron, também equipado com dois motores turbo-hélices.
Show executivo da Embraer
A Embraer Aviação Executiva vai levar para a Labace 2016 todo o seu catálogo de jatos, com exceção dos modelos Legacy 600 e Lineage 1000. As principais novidades da fabricante brasileira são os modelos “midlight” Legacy 450 e 500, considerados os mais avançados em suas categorias e os únicos equipados com controles automáticos fly-by-wire.
A fabricante ainda vai apresentar os jatos de pequeno porte Phenom 100 e 300 e o modelo de médio porte e longo alcance Legacy 650, para até 15 passageiros e com autonomia de 7.200 km.
Labace também tem helicóptero!
Além de jatos, monomotores e turbo-hélices, a 13º edição da Labace ainda vai receber alguns dos mais recentes helicópteros do mercado mundial. A Bell Helicopter, outra marca representada pela Tam Aviação Executiva, confirmou a presença dos modelos Bell 429, 407GXP e o 505 Jet Ranger X, principal novidade da fabricante norte-americana.
Já a Helibras, que produz sob licença helicópteros do grupo Airbus em Minas Gerais, é outro expositor confirmado. Um dos destaques da empresa será a versão modernizada do modelo H135, helicóptero multi-missão com capacidade para até sete passageiros e velocidade máxima próxima dos 300 km/h.
Mais informações sobre preços de ingressos e programação da Labace 2016 no site da ABAG.
Falcon é Fantástico