A Índia acaba de alcançar um feito importante na aviação militar de asas rotativas. Fabricante local, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) entregou na segunda-feira (3) o primeiro exemplar do helicóptero de ataque HAL Prachand ao Exército Indiano, colocando o país num seleto grupo de nações que detém capacidade para construir esse tipo de aeronave.
Fruto de um projeto que teve início há mais de 20 anos, o Prachand (Feroz, no idioma hindi) é o primeiro helicóptero de ataque desenvolvido e construído na Índia. A aeronave é parte do programa Helicóptero de Combate Leve (LCH, na sigla em inglês) das forças armadas indianas. O lote inicial de 15 helicópteros será distribuído entre o Exército (cinco aparelhos) e a Força Aérea Indiana (10).
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
O LCH, como o modelo é referido pelas forças indianas, é um helicóptero de combate multifuncional fabricado pela divisão de helicópteros das HAL, em Bangalore. O início do projeto, que era discutido na Índia desde o começo dos anos 1990, foi formalizado em 2004 e o primeiro protótipo voou em 29 de março de 2010.
De acordo com a HAL, o helicóptero é projetado para operações em todo tipo de clima e cumprir uma longa lista de tarefas: busca e salvamento em combate, destruição de sistemas de defesa aérea, combate contra insurgência, interceptação de aeronaves de baixa performance e drones, apoio a tropas terrestres, entre outras. Para tal, o Prachand pode ser armado com foguetes, mísseis ar-ar e antitanque e bombas, além do canhão de 20 mm com uma torreta móvel no nariz, a arma primordial de todo helicóptero de ataque.
A ficha técnica do LCH tem números interessantes. O helicóptero comandado por dois tripulantes (piloto e o oficial de armas) decola com peso máximo de 5.800 kg, sendo 1.750 kg de armamentos. A propulsão vem de duas turbinas de 1.384 hp cada produzidas localmente pela HAL em parceria com a Turbomeca, da França, que levam o aparelho a velocidade máxima de 330 km/h e até 6.500 metros altitude. O alcance de combate é de 550 km ou três horas e 10 minutos de voo.
VEJA TAMBÉM
Companhia aérea da Ucrânia deixa de voar e não por conta da guerra
Novo destino: casco do ex-porta-aviões São Paulo ruma para Pernambuco
Vídeo: novos caças F-39E Gripen da FAB decolam pela primeira vez no Brasil
O LCH e outros demais programas militares em curso na Índia são parte da chamada “iniciativa Atmanirbhar Bharat”, um plano para tornar o país autossuficiente, sobretudo na área de defesa. Outro projeto importante na Índia é o caça HAL Tejas, outra área que os indianos buscam autonomia.
Vejam aí! Índia… BRICS…Brasil não pode ficar pra trás!!
No Brasil, todo o orçamento vai para soldos, salários, pensões para filhas, viagra, próteses penianas, wisky, etc… Pouco sobra para investimento.
Desde a década de 90 que o Brasil fabrica helicópteros militares ,antes de falarem besteira pesquisem.EX H-225M