Um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) formou uma parceria com a startup Archer Aviation do Vale do Silício para produzir eVTOLs, aeronaves de pouso e decolagem vertical com motorização totalmente elétrica. No futuro, esses veículos vão atuar como “táxis voadores” em grandes centros urbanos, começando com a Uber.
A FCA, que reúne as marcas Jeep, Ram, Dodge, Chrysler, Fiat, Alfa Romeo e Maserati, afirmou já ter colaborado com a Archer no design do cockpit da aeronave, que as empresas planejam revelar ainda este ano, de acordo com um comunicado divulgado na terça-feira (12). O acordo permitirá que a startup “se beneficie do acesso à cadeia de suprimentos de baixo custo da FCA, recursos avançados de materiais compostos e experiência em engenharia e design”, cita o informe da montadora.
“A eletrificação no setor de transporte, seja nas estradas ou no ar, é o futuro e com qualquer tecnologia nova e em rápido desenvolvimento, a escala é importante”, disse Doug Ostermann, chefe de desenvolvimento de negócios globais da FCA. “Nossa parceria com a Archer tem benefícios mútuos e permitirá que soluções de transporte inovadoras e ecológicas sejam trazidas ao mercado em um ritmo acelerado.”
A Archer surgiu em maio de 2020, formada por ex-funcionários da extinta Airbus A³ Vahana, divisão do grupo aeroespacial europeu que estudava projetos de eVTOLs. A startup é financiada pelo bilionário Marc Lore, que também ocupa os postos de presidente e CEO da divisão de comércio elétrico da rede Walmart.
“Embora não estejamos compartilhando detalhes específicos sobre nossos planos de produção e localização no momento, nossa meta é iniciar a fabricação em volume em 2023 e realizar os primeiros voos comerciais em 2024”, disse Louise Bristow, porta-voz da Archer.
A startup com sede em Palo Alto, na Califórnia, é uma das muitas empresas que estão tentando construir aeronaves eVTOL. Outros nomes de destaque nesse novo ramo da aviação são as estreantes Volocopter e Lilium, além de grandes fabricantes aeronáuticos, como a Embraer e a Bell Helicopter. No setor automotivo, Hyundai e Toyota também estão envolvidas em projetos de mobilidade aérea urbana.
A startup diz que já testou modelos em escala reduzida e está prestes a completar o projeto preliminar de um demonstrador, que deve voar neste ano. A Archer diz que sua aeronave “decolará verticalmente como um helicóptero, voará para frente como um avião e será 100% elétrico”.
Por hora, a Archer divulgou apenas uma imagem conceitual do eVTOL (a imagem na abertura deste artigo), revelando uma aeronave com seis rotores e cauda em V. Segundo a empresa, o veículo terá alcance em torno de 100 km e velocidade máxima de 240 km/h.
“Nosso objetivo é fazer com que nosso serviço seja acessível para as massas. Isso significa reduzir os custos operacionais ao preço de compartilhamento de viagens e, com o tempo, ao custo de propriedade do carro”, acrescentou o porta-voz da startup.
Co-fundador da Archer, Adam Goldstein celebrou a parceria com a FCA e demonstrou otimismo com o mercado de eVTOLs. “Este é o primeiro negócio desse tipo para uma das Três Grandes montadoras de Detroit (General Motors, Ford e Chrysler) na mudança para o espaço da mobilidade aérea urbana. Agora há um caminho claro para a Archer trazer a produção em massa para essa indústria, mudando para sempre a maneira como as pessoas viajam nas cidades e em torno delas.”
A Fiat Chrysler se comprometeu a trabalhar com Archer em áreas-chave no projeto, como compostos avançados e redução de ruído e vibração, onde a experiência do grupo automotivo deve ajudar a acelerar o cronograma de desenvolvimento de produtos da startup. Embora nenhuma das partes tenha divulgados quaisquer detalhes sobre a divisão dos trabalhos, financiamento ou alocação de recursos, um porta-voz da FCA disse que as duas partes “estão empenhadas em explorar oportunidades que continuem a se expandir e se basear nesses estágios iniciais.”
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