O Airshow China 2024, em Zhuhai, reservou surpresas e entre elas, uma estranha aeronave que poderá significar um novo patamar da aviação militar e até geral, se realmente se concretizar.
Apelidado de “Baidi” (Imperador Branco), o caça furtivo chinês tem visual futurista e uma proposta que o colocaria como uma aeronave sem igual.
Desenvolvido dentro do Projeto Nantianmen, que pesquisa explorar futuras tecnologias aeroespaciais na China, o Baidi surgiu para ser um caça com capacidade de operar fora da atmosfera da Terra, ou seja, já no espaço exterior.
Mas, não somente isso, ele também poderia lançar armas a partir do espaço, colocando assim literalmente o combate aéreo em outro patamar. Ele é descrito como um “caça aeroespacial integrado”.
Por enquanto, “Baidi” não passa de uma maquete grosseira que lembra um lego gigante, mas como não se pode subestimar a capacidade chinesa de desenvolver projetos ousados.
A Aviation Industry Corporation of China (AVIC) divulgou nota sobre o projeto: “O caça Baidi Tipo B também recebeu uma atualização abrangente de aviônicos, melhorando a ergonomia da cabine e simplificando os procedimentos de manutenção, o que efetivamente aumenta sua capacidade de implantação e eficiência operacional.”
Pela declaração da AVIC, o projeto do Baidi não seria exatamente apenas um estudo, mas já estaria em curso. A mídia do Partido Comunista teria tido acesso ao conceito antes do evento e relatou que o cockpit era “extremamente espaçoso”.
Será apenas um engodo para desviar a atenção de projetos mais adiantados? Só saberemos nos próximos anos…