O Boeing F/A-18 Super Hornet foi desenvolvido a partir do F/A-18 Hornet originalmente projetado nos escritórios da McDonnel Douglas – que equipa a Marinha dos Estados Unidos desde a década de 80. O modelo ‘E’ é a versão monoposto e o biposto é referido como F/A-18F. O Hornet foi criado como um caça e plataforma de ataque relativamente baratos, mas possuía alcance de combate muito curto usando combustível interno. O Super Hornet é mais do que uma nova aeronave: é maior e sofreu consideráveis melhoramentos em relação à antiga versão incorporando os avanços da época como aviônica, materiais e grupo propulsor.
O Super Hornet pode carregar uma ampla gama de armamentos, alternando rapidamente do perfil de defesa aérea para ataque ou reconhecimento. Também pode operar como aeronave de reabastecimento aéreo. A última versão do Super Hornet é denominada Grooler EA-18G para missões de guerra eletrônica semelhante ao Northrop Grumman EA-6B Prowler.
Hoje os Super Hornet F/A-18E substituem os aposentados e veneráveis Northrop Grumman F-14D Tomcat nas tarefas de defesa da frota da marinha norte-americana.
Ficha técnica: Boeing F/A-18 Super Hornet
Origem: | Estados Unidos |
Fabricante: | Boeing |
Tripulação: | 1-2 |
Comprimento: | 18,31 m |
Envergadura: | 13,62 m |
Altura: | 4,88 m |
Peso vazio: | 13.387 kg |
Peso máximo de decolagem: | 29.937 kg |
Motorização: | 2 x General Electric F-414-GE-400 turbojato |
Velocidade máxima: | 1.915 km/h |
Grande altitude: | |
Baixa altitude: | |
Alcance (km): | 1.443 km |
Raio de combate: | |
Teto de serviço: | 18.288 m |
Armamento: | 8.050 kg |
Metralhadora: | 1 × M61A1 20mm |
ar-ar: | 4× AIM-9 Sidewinder |
4× AIM-132 ASRAAM | |
4× AIM-120 AMRAAM | |
ar-terra: | AGM-65 Maverick |
AGM-88 HARM | |
AGM-154 | |
bombas: | JDAM |
Mk 80 | |
CBU-87 Cluster | |
CBU-89 | |
CBU-97 | |
Mk 20 Rockeye II |
Puxa, o Tomcat merecia uma reportagem!
Ab.