A Embraer anunciou nesta quinta-feira (30) um novo cliente para o A-29 Super Tucano. O avião de ataque leve e treinamento avançado produzido Brasil foi selecionado pela Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês), que encomendou seis unidades da aeronave. Segundo a fabricante, as entregas começarão a partir de 2019.
O pedido pelos Super Tucano faz parte do plano de modernização da PAF. As aeronaves da Embraer, que vão substituir a antiga frota filipina de bimotores Rockwell OV-10 Bronco, serão utilizadas no país asiático em missões de apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, interceptação de aeronaves hostis e operações contra-insurgência. O valor da negociação não foi divulgado.
“Estamos orgulhosos de sermos selecionados pela Força Aérea das Filipinas, nosso segundo operador na região da Ásia-Pacífico, e pela confiança expressada por nossos clientes”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. O outro cliente nessa região citado pelo executivo da Embraer é a força aérea da Indonésia.
O principal concorrente do Super Tucano na fase final do processo de seleção da PAF foi o Beechcraft AT-6 Wolverine.
Super Tucano pelo mundo
O Super Tucano, versão “anabolizada” do Tucano, estreou com a Força Aérea Brasileira (FAB) em 2004 e hoje é o avião militar mais exportado do Brasil, com mais de 100 unidades comercializadas no exterior.
Além da FAB, maior operador do Super Tucano com mais de 80 aeronaves na frota, o turbo-hélice da Embraer também voa com as forças aéreas do Afeganistão, Angola, Burkina Faso, Chile, Colômbia, Equador, Indonésia, Líbano, Mali, Mauritânia, República Dominicana e dos EUA, que possui um esquadrão para treinamento de pilotos americanos e estrangeiros.
A aeronave desenvolvida no Brasil também é produzida em Jacksonville, nos EUA, pela Sierra Nevada Corporation, fabricante parceira da Embraer. Os modelos finalizados nessa planta são oriundos de pedidos negociados pelo governo norte-americano em processos de ajuda militar a outros países, como foram os casos recentes dos A-29 entregues às forças aéreas do Afeganistão e Líbano.
O avião fabricado pela parceira entre a Embraer e a Sierra Nevada ainda concorre no importante programa AO-X da poderosa força aérea dos EUA, que busca um novo avião de ataque leve e treinamento avançado. O processo de seleção pode render um contrato de compra para mais de 300 aeronaves avaliado em US$ 1,2 bilhão.