Fim de uma era: Southwest deixará de oferecer duas malas grátis por voo

Low cost dos EUA era a única grande companhia aérea a ainda oferecer cortesia. Resultados ruins motivaram mudança
WN_737
A Southwest é a maior operadora do Boeing 737 do mundo (4300streetcar).

A Southwest Airlines, a maior companhia aérea low cost do mundo, anunciou o fim da política de duas malas gratuitas por passageiro, deixando de ser a última empresa dos EUA a oferecer esta cortesia para seus passageiros.

É uma das maiores mudanças nos serviços da empresa desde que ela realizou o primeiro voo, há quase 54 anos. Pela nova política, passagens compradas após 28 de maio deste ano não terão mais direito a duas malas gratuitas, que deverão ser adquiridas no ato da compra.

Os passageiros que possuem cartão de crédito da Southwest e aqueles que são Elite e elegíveis para A-List terão a cortesia de uma bagagem despachada gratuitamente, e os A-List Preferred manterão duas malas grátis por voo.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A decisão de cobrar por bagagem despachada foi assunto entre os principais executivos da aviação nos EUA. A Delta Air Lines disse que o fim da política de bagagem gratuita fará que os passageiros da Southwest busquem alternativas.

Já Scott Kirby, CEO da United Airlines, foi mais taxativo: “o assassinato da vaca sagrada”, pois a companhia afirma que seus alicerces com os clientes são: voos no horário, passagens baratas e duas malas grátis, ao ponto de colocar em seu website o slogan Two bags fly free – duas malas voam de graça.

Jatos 737 MAX da Southwest
Jatos 737 MAX da Southwest

Pressão de um investidor conhecido no Brasil

A postura da Southwest vem na esteira na compra de 11% da empresa aérea pela gestora de ativos Elliott Investiment Management no ano passado. Ela é um nome familiar na aviação brasileira. Os então acionistas da Avianca Brasil, os irmãos German e José Efromovich, contraíram empréstimos com a Elliott e usaram as ações da Avianca Brasil como garantia.

A Elliott é conhecida por ser um “fundo abutre”, que vê oportunidades em negócios de alto risco, mas que podem gerar bons rendimentos. O fundo era um dos principais detentores da dívida pública argentina no passado.

O fundo vem pressionando a empresa aérea a buscar formas de melhorar a performance financeira, como fim de assentos de escolha livre e a primeira demissão em massa da história. Entretanto, ao praticar as mesmas estratégias que suas rivais, a Southwest pode perder a atratividade que fez dela a maior operadora doméstica dos Estados Unidos.

Um dos primeiros Boeing 737 MAX 8-200 entregues à Allegiant Air
Um dos primeiros Boeing 737 MAX 8-200 entregues à Allegiant Air (Allegiant)

Ano passado, durante apresentação aos investidores, a empresa foi enfática que os ganhos de US$ 1 bilhão em bagagens despachadas não cobriria a perda de US$ 1,8 bilhão em participação do mercado. A Southwest chegou a afirmar que a política de bagagem gratuita gera ganhos de participação de mercado em relação a política de cobrança das mesmas.

Com exceção de 2020 e 2021 por causa da pandemia, a Southwest Airlines nunca teve prejuízo anual desde 1973, apesar da queda de lucro dos últimos anos, devido a concorrência com as full services carriers (American, Delta e United) e as ultra low cost carriers (ULLC) como a Spirit e a Allegiant e da jetBlue, que foi inspirada no modelo de negócios da Southwest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Airbus A319 da LATAM pousa em Fernando de Noronha para buscar passageiros da VoePass

Airbus A319 da LATAM pousa em Fernando de Noronha para buscar passageiros da VoePass

Related Posts