O fim da produção de um dos mais icônicos aviões da história está próximo. A Boeing já está na reta final de montagem da aeronave número de série 67150, um 747-8F que será entregue à Atlas Air, a princípio em outubro.
Nos últimos dias, surgiram duas imagens mostrando um 747 cargueiro nas instalações da fabricante em Everett. A primeira alega ser a aeronave que receberá a matrícula N863GT, mas não há uma fonte segura sobre isso.
A outra foto de fonte segura, foi publicada pelo site Paine Airport, que acompanha o movimento de aeronaves fabricadas pela Boeing. Ela mostra um 747 num estágio intermediário de produção, na área de instalação de sistemas.
O Boeing 747 final será o 1.574º avião do tipo fabricado pela fabricante desde 1970, quando o primeiro widebody quadrimotor foi entregue para a finada Pan Am.
Atualmente, a Boeing tem três 747 pendentes de entrega para a Atlas Air, o avião de número de série 67148, que está realizando voos de testes, o 67149 e o derradeiro 67150.
A Boeing informa que entregou 1.570 jatos 747 até julho. Já a lista de pedidos é mais ampla, com 1.768 aeronaves, com os três 747-8F da Atlas Air aparecendo como pendentes de entrega.
A lista de pedidos do 747, segundo a Boeing
Versão | Qt. |
---|---|
747-8 | 58 |
747-8F | 142 |
747-100 | 275 |
747-200 | 408 |
747-300 | 81 |
747-400 | 544 |
747-400D | 20 |
747-400ER | 6 |
747-400ERF | 40 |
747-400F | 130 |
747-400M | 64 |
Total | 1768 |
A era dos quadrimotores está chegando ao fim. Quem ainda não voou no 747, que o faça, é uma experiência inesquecível. Sempre será a “Rainha dos Céus”.
A mais linda das aeronaves.