O Flightradar24, site que monitora em tempo real a movimentação de aeronaves no mundo todo, rastreou um total de 68.948.849 voos em 2019, um novo recorde. O balanço publicado pela página nessa quinta-feira (2) apontou uma média de 188.901 voos operados por dia no ano passado, o que representa um aumento de 10% em relação a 2018.
O dia mais movimentado da aviação no ano passado foi 25 de julho, quando foram rastreados 230.409 voos. Já o de menor movimento, como é habitual, foi durante o Natal (25 de dezembro), com um total de 120.212 voos registrados, segundo os registros da página.
O balanço do Flightradar24 também mostrou o voo mais rastreado por usuários em 2019: o primeiro dos três voos de teste do projeto Sunrise da companhia aérea australiana Qantas, entre Nova York e Sydney, com um Boeing 787-9. Pelo menos uma parte da longa viagem com quase 20 horas de duração foi acompanhada em tempo real por quase 800 mil pessoas.
Rede de rastreamento cresceu
De acordo com a plataforma de rastreamento, o crescimento nos registros de voos em 2019 se deu por conta da instalação de milhares de novos receptores ADS-B (Automatic dependent surveillance-broadcast) à sua rede de monitoramento.
“À medida que o setor de aviação continua crescendo e à medida que mais aeronaves são equipadas com transponders ADS-B, esperamos que o número de voos rastreados por dia continue a crescer”, informa o blog do Flightradar24.
A página ainda aproveitou a ocasião para convidar novos colaboradores interessados em hospedar receptores e aumentar a cobertura do sistema, especialmente em locais remotos. Os “ajudantes” do Flightradar24 recebem uma assinatura grátis para acessar os dados completos da plataforma.
Nota do editor: ADS-B é uma tecnologia de vigilância cooperativa para rastreamento de aviões. As aeronaves determinam sua posição por meio de GNSS (sistema de navegação por satélite) e periodicamente transmitem esse sinal por uma freqüência de rádio.
Veja mais: Embraer conclui separação da divisão de aviação comercial