O Grupo Saudia e a Airbus assinaram um acordo para aquisição de 10 widebodies A330-900 que serão repassados para a flyadeal, transportadora de baixo custo da empresa saudita.
O pedido já era esperado desde janeiro, mas apenas confirmado nesta quarta-feira. Tratam-se dos primeiros widebodies encomendados pela empresa aérea fundada em 2016.
Atualmente, a flyadeal tem uma frota de 38 A320, a maior parte da variante Neo. A empresa também voa com jatos A330 alugados de terceiros.
O Grupo Saudia tem uma encomenda de 105 aeronaves da Airbus, incluindo 54 aeronaves A321neo, para a flyadeal em maio de 2024.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Este acordo representa um marco fundamental em nossa ambiciosa estratégia de modernização e expansão de nossa frota. Ele se baseia no acordo histórico do ano passado com a Airbus para 105 aeronaves. Este passo se alinha às nossas estratégias nacionais no âmbito da Saudi Vision 2030, que visa conectar 250 destinos e facilitar as viagens de mais de 330 milhões de viajantes e 150 milhões de turistas até 2030”, disse o Diretor Geral Ibrahim Al-Omar do Grupo Saudia.
“A encomenda do A330neo do Saudia Group para a flyadeal marca um passo fundamental para o avanço da ambição do Reino na aviação de destravar mercados de longa distância e atrair novos clientes”, acrescentou Benoît de Saint-Exupéry, Vice-Presidente Executivo de Vendas de Aeronaves Comerciais da Airbus.

Embora não citada, a previsão é que os primeiros A330-900 cheguem à companhia em 2027.
A flyadeal chegou a avaliar também o Boeing 787, mas optou por manter a padronização de frota com aeronaves da Airbus.
Currently, flyadeal flies to destinations in Egypt, the United Arab Emirates, Bahrain, Jordan and Turkey, in addition to maintaining a large domestic network.