Sobrevivente da mudança de gestão na aviação comercial argentina, a companhia aérea de baixo custo Flybondi celebrou nesta semana a chegada do seu 9º Boeing 737-800 NG.
Parte de um plano de crescimento anunciado em dezembro, o jato é o 5º recebido em 2022, o que fez a frota mais do que dobrar nesse período. A Flybondi tem ainda duas aeronaves já contratadas e que serão recebidas nos próximos meses.
“Estamos muito perto de cumprir os dois grandes objetivos que propusemos em dezembro de 2021, quando anunciamos o plano de crescimento: duplicar a frota e o número de passageiros; e isso nos motiva a buscar ainda mais. Nós já iniciamos a busca por mais 5 novas aeronaves até 2023 e estamos convencidos de que se o mercado seguir aquecido, teremos a possibilidade de chegar a uma frota de 20 aeronaves nos próximos 2 anos”, afirmou Mauricio Sana, CEO da empresa.
Todos os Boeing 737-800 NG da Flybondi são alugados e possuem uma média de idade elevada, de mais de 14 anos, segundo o Planespotters.
As aeronaves estão configuradas com 189 assentos em classe única. A Flybondi opera uma rede de rotas domésticas a partir dos aeroportos Aeroparque e Ezeiza, em Buenos Aires. A companhia aérea também voa para dois destinos no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro – e retomará a rota para Florianópolis em dezembro.
Surgida durante a desregulamentação do transporte aéreo na Argentina, a Flybondi operava a partir do Aeroporto El Palomar, uma pequena base aérea que foi adaptada para voos comerciais de baixo custo.
No entanto, o atual governo, que assumiu em 2019, encerrou as operações em El Palomar enquanto prestigiava a estatal Aerolineas Argentinas. Após um longo período com os voos proibidos no país por conta da pandemia, a Flybondi retomou seus serviços domésticos no final de 2020 e internacionais, no ano passado.