‘Fogo amigo’ abate caça F/A-18F Super Hornet da Marinha dos EUA no Mar Vermelho

Aeronave que fazia parte do grupo aéreo do porta-aviões Harry S. Truman foi alvejada por engano por um míssil de cruzeiro lançado pelo destróier USS Gettysburg. Pilotos ejetaram em segurança
Caça F/A-18F decola do porta-aviões Harry S. Truman
Caça F/A-18F decola do porta-aviões Harry S. Truman (USN)

Um caça Boeing F/A-18F Super Hornet do porta-aviões Harry S. Truman (CVN-75) foi derrubado por um míssil de cruzeiro lançado pelo destróier USS Gettysburg enquanto voava no Mar Vermelho em 22 de dezembro.

Segundo o Comando Central dos EUA, a aeronave foi alvo de um aparente ‘fogo amigo’. Os dois tripulantes do jato supersônico ejetaram em segurança com um deles tendo pequenos ferimentos.

A Marinha dos EUA não confirmou, mas o F/A-18 faria parte das missões de ataque aos Houthi no Iêmen. O grupo de rebeldes tem desferido ataques a navios mercantes na região, a mando do Irã.

“Dois pilotos da Marinha dos EUA ejetaram com segurança sobre o Mar Vermelho durante as primeiras horas da manhã de 22 de dezembro, quando seu caça F/A-18 foi abatido em um caso aparente de fogo amigo. Ambos os pilotos foram recuperados com segurança. As avaliações iniciais indicam que um dos membros da tripulação sofreu ferimentos leves. Este incidente não foi resultado de fogo hostil, e uma investigação completa está em andamento”, afirmou um comunicado do CENTCOM.

Porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75) (USN)

Os ataques aéreos de precisão foram lançados em 21 de dezembro contra instalação de armazenamento de mísseis e uma instalação de comando e controle operada pelos Houthis em Sana’a, Iêmen.

Além disso, a operação envolveu o abate de vários veículos aéreos não tripulados de ataque unilateral Houthi (OWA UAV) e um míssil de cruzeiro antinavio (ASCM) sobre o Mar Vermelho.

A frota de navios liderada pelo USS Harry S. Truman entrou na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA em 14 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O grupo Lufthansa receberá 15 A350-1000 (Airbus)

Lufthansa amplia pedido do A350-1000 de 10 para 15 aeronaves

Related Posts