Um turboélice Fokker 50, operado pela Jubba Airways, sofreu um acidente na segunda-feira (18) ao pousar no aeroporto internacional de Aden Adde, em Mogadíscio, capital da Somália.
A aeronave teve uma asa quebrada durante o pouso e parou de cabeça para baixo ao lado da pista. Todos os 33 passageiros e os 3 tripulantes sobreviveram ao acidente.
Fotos publicadas em redes sociais mostram um pedaço de asa na pista de pouso, há muitos metros de onde parou o avião. Fogo na asa gerou uma coluna de fumaça preta no aeroporto, que foi fechado temporariamente. Bombeiros tiveram que trabalhar para apagar o incêndio.
PHOTOS: A Jubba airline plane crash lands at the Aden Abdulle International Airport in #Mogadishu, #Somalia. State media is reporting that all 30 passengers have been safely evacuated. The plane had left #Baidoa, in the South West State on early Monday. pic.twitter.com/S96ri6YRwq
— Abdulaziz Billow Ali (@AbdulBillowAli) July 18, 2022
A aeronave saiu de Baidoa, no interior da Somália, e sofreu o acidente ao aterrissar em Mogadíscio às 11:28 da manhã. De acordo com a a autoridade de aviação civil da Somália, o incidente com o Fokker 50 de matrícula 5Y-JXN será investigado.
O Fokker 50 da Jubba Airways já tinha 30 anos de operação e passou por diversas empresas, entre elas a Lufthansa e a Iberia.
Black smoke drifted across the Mogadishu skyline after a passenger plane crash landed at an airport in the Somali capital. All passengers were rescued https://t.co/Xc9vzjBiRU pic.twitter.com/lziS5oBQJk
— Reuters (@Reuters) July 18, 2022