Força Aérea Argentina avalia aquisição de aviões-tanque Boeing KC-135

Aeronaves são aptas a reabastecer em voo os caças F-16 que serão repassados pela Dinamarca e que usam o sistema de lança dos EUA
Jato KC-135 abastece um caça F-16 dos EUA (USAF)
Jato KC-135 abastece um caça F-16 dos EUA (USAF)

Após confirmar a aquisição de 24 caças F-16 pertencentes à Dinamarca, a Força Aérea Argentina se deparou com um problema, o reabastecimento dessas aeronaves em voo.

Ao contrário dos antigos Mirage III, que eram reabastecidos por turboélices KC-130 por meio do sistema de mangueira, os F-16 foram construídos com receptáculos para o sistema de lança da Força Aérea dos EUA (USAF).

A alternativa, segundo o Chefe do Estado Maior da Argentina, será adquirir os quadrimotores Boeing KC-135. A informação surgiu durante uma sessão pública no Congresso do país que contou com a apresentação do Chefe do Gabinete de Ministros, Nicolás José Posse.

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O governo reconheceu que já há conversas nesse sentido com os Estados Unidos, mas sem detalhar quantidades de aeronaves nem valores.

Caça F-16 da Dinamarca prestes a ser reabastecido por um KC-135
Caça F-16 da Dinamarca prestes a ser reabastecido por um KC-135

“A incorporação da aeronave KC-135 Stratotanker está planejada assim que este tipo de aeronave estiver disponível. Para tanto, foram iniciados processos administrativos para análise de diferentes alternativas”, disse Posse, segundo o Zona Militar.

Jato veterano da Guerra Fria

O KC-135 Stratotanker é uma das aeronaves mais antigas ainda em serviço na Força Aérea dos EUA (USAF), tendo sido desenvolvida a partir do Boeing 367-80, protótipo que também deu origem ao 707.

A entrada em serviço do CK-135 ocorreu em 1957 no auge da Guerra Fria e mais de 800 aeronaves foram fabricadas até 1965. Ao longo dos anos, a USAF revitalizou a aeronave, que utilizava turbojatos ineficientes e que foram trocados pelo turbofan CFM-65 em parte da frota.

O Chile tem três KC-135 que são usados para reabastecer seus F-16
O Chile tem três KC-135 que são usados para reabastecer seus F-16

A Força Aérea tem substituído o KC-135 com o KC-46A Pegasus, também da Boeing, mas o programa evolui lentamente e não será surpresa se o Stratotanker permanecer ativo por mais tempo.

Outra opção seria adquirir o A330 MRTT, da Airbus, como escolheu a Força Aérea Brasileira (FAB), mas o custo da aeronave certamente é bem mais elevado que contar com alguns Stratotanker usados.

Além dos Estados Unidos, a França, a Turquia e o Chile possuem alguns KC-135. O país vizinho da Argentina tem três KC-135E que reabastecem no ar os caças F-16 chilenos.

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