A Força Aérea Argentina (FAA) apresentou no dia 5 de agosto o primeiro EMB-312 Tucano modernizado. A aeronave da Embraer passou por uma atualização de aviônica realizada pela empresa Redimec.
O contrato prevê a conversão de outros três Tucanos, que receberão novos painéis de instrumentos digitais, entre outras melhorias como iluminação para uso de óculos de visão noturna (NVG).
A revitalização atingirá os sistemas de navegação, instrumentos primários de voo e comunicações, além de incluir novos parâmetros de monitoramento do motor.
É uma reforma semelhante a que estão passando os Tucanos da Força Aérea Brasileira, numa atualização que também dispensa o suporte técnico da Embraer. A conversão para o padrão T-27M está sendo realizada no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
Os Tucanos argentinos estão sendo operados pela III Brigada Aérea, em Reconquista, em missões de vigilância da fronteira.
Originalmente, as aeronaves da Embraer eram usadas no treinamento de pilotos, tarefa que foi repassada para seu rival, o Beechcraft T-6C Texan II.
A Força Aérea Argentina possui 14 aeronaves EMB-312 Tucano, segundo informações do World Air Forces 2022.