Força Aérea Brasileira já pode ter aposentado seus últimos C-130 Hercules

Duas aeronaves que estavam operacionais deixaram de voar em meados de dezembro, incluindo um KC-130, capaz de reabastecimento aéreo. Turboélices estão sendo substituídos pelo Embraer KC-390 Millennium
O C-130 FAB 2476 (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) não realiza voos com seus aviões Lockheed C-130 Hercules desde o dia 16 de dezembro, segundo registros de rastreamento ADS-B.

Os cargueiros militares formaram a base de transporte da Aeronáutica por várias décadas, mas estão sendo substituídos pelos jatos Embraer KC-390 Millennium, mais modernos, velozes e capazes.

Como AIRWAY mostrou recentemente, apenas dois Hercules estavam ativos no final do ano passado, com os registros FAB 2476 e FAB 2462, este um KC-130, capaz de reabastecer outras aeronaves em voo.

O FAB 2476 teve como último registro um voo entre as bases aéreas de Santa Maria (RS) e Galeão (RJ), onde está baseado como parte do Esquadrão Gordo 1º/1º GT.

O KC-130 FAB 2462 (FAB)

Já o KC-130 FAB 2462 havia feito um voo local no Rio de Janeiro no dia anterior e desde então não teria sido mais acionado.

Em 1º novembro, um terceiro Hercules (FAB 2472) teria encerrado sua carreira operacional após voar de Brasília para o Base Aérea do Galeão.

O cronograma de desativação dos últimos C-130 (FAB)

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A ausência de missões na frota restante de C-130 da FAB coincide com o plano de desativação estabelecido pela força e que previa o fim dos voos com a aeronave quadrimotor em 2023.

A Aeronáutica chegou a operar mais de duas dezenas de Hercules ao longo de vários anos e a aeronave sempre foi considerada imprescindível para realizar missões de amplo escopo.

Dois dos seis KC-390 da FAB (FAB)

KC-390

No início do século, no entanto, a FAB decidiu substituí-los por um avião a jato, capaz de transportar mais carga e em velocidades mais elevadas.

A Embraer foi consultada e o governo brasileiro estabeleceu as bases para o programa KC-X, que deu origem ao C-390 Millennium.

Desde 2019, a FAB tem recebido a nova aeronave como parte de uma encomenda original de 28 jatos, mas que acabou reduzida para 19 unidades.

Até o momento, há seis KC-390 em serviço além de um sétimo avião (FAB 2852) cedido à Embraer para apresentações no exterior.

Era esperada a entrega de mais um Millennium no final de 2023, porém, a aeronave de designação FAB 2859, não foi enviada pela Embraer à Força Aérea até onde se sabe.

A despeito do hiato de voos de 20 dias, é possível que o C-130 ainda siga ativo, como reserva do KC-390.

AIRWAY tentou confirmar a aposentadoria do Hercules junto à FAB, mas não havia recebido resposta até a publicação deste artigo.

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  1. Pelos registros, também não estão voando os KC’s 390 2853, 2855 e 2856 a bom tempo. Em compensação o 2854 que ficou parado por bom tempo também, hj é o que há mais registros. Ora sendo Gordo, Zeus e varias idas e vindas ao exterior.
    👍

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