A Força Aérea Brasileira (FAB) não realiza voos com seus aviões Lockheed C-130 Hercules desde o dia 16 de dezembro, segundo registros de rastreamento ADS-B.
Os cargueiros militares formaram a base de transporte da Aeronáutica por várias décadas, mas estão sendo substituídos pelos jatos Embraer KC-390 Millennium, mais modernos, velozes e capazes.
Como AIRWAY mostrou recentemente, apenas dois Hercules estavam ativos no final do ano passado, com os registros FAB 2476 e FAB 2462, este um KC-130, capaz de reabastecer outras aeronaves em voo.
O FAB 2476 teve como último registro um voo entre as bases aéreas de Santa Maria (RS) e Galeão (RJ), onde está baseado como parte do Esquadrão Gordo 1º/1º GT.
Já o KC-130 FAB 2462 havia feito um voo local no Rio de Janeiro no dia anterior e desde então não teria sido mais acionado.
Em 1º novembro, um terceiro Hercules (FAB 2472) teria encerrado sua carreira operacional após voar de Brasília para o Base Aérea do Galeão.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A ausência de missões na frota restante de C-130 da FAB coincide com o plano de desativação estabelecido pela força e que previa o fim dos voos com a aeronave quadrimotor em 2023.
A Aeronáutica chegou a operar mais de duas dezenas de Hercules ao longo de vários anos e a aeronave sempre foi considerada imprescindível para realizar missões de amplo escopo.
KC-390
No início do século, no entanto, a FAB decidiu substituí-los por um avião a jato, capaz de transportar mais carga e em velocidades mais elevadas.
A Embraer foi consultada e o governo brasileiro estabeleceu as bases para o programa KC-X, que deu origem ao C-390 Millennium.
Desde 2019, a FAB tem recebido a nova aeronave como parte de uma encomenda original de 28 jatos, mas que acabou reduzida para 19 unidades.
Até o momento, há seis KC-390 em serviço além de um sétimo avião (FAB 2852) cedido à Embraer para apresentações no exterior.
Era esperada a entrega de mais um Millennium no final de 2023, porém, a aeronave de designação FAB 2859, não foi enviada pela Embraer à Força Aérea até onde se sabe.
A despeito do hiato de voos de 20 dias, é possível que o C-130 ainda siga ativo, como reserva do KC-390.
AIRWAY tentou confirmar a aposentadoria do Hercules junto à FAB, mas não havia recebido resposta até a publicação deste artigo.
Pelos registros, também não estão voando os KC’s 390 2853, 2855 e 2856 a bom tempo. Em compensação o 2854 que ficou parado por bom tempo também, hj é o que há mais registros. Ora sendo Gordo, Zeus e varias idas e vindas ao exterior.
👍
Queria saber que fim iram ter essas aeronave?