O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT), o “Esquadrão Gordo”, da Força Aérea Brasileira (FAB), completou 40 anos de atuação em apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). A missão inaugural do 1°/1°GT no gélido continente foi realizada no dia 23 de agosto de 1983 com uma aeronave C-130 Hercules.
Nessas quatro décadas da presença brasileira ativa na Antártica, o Esquadrão Gordo tem sido uma peça-chave nas operações do PROANTAR. Os Hercules operados pelo grupo da FAB são responsáveis até hoje pelo transporte de pessoal e suprimentos à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que é comandada pela Marinha do Brasil.
Segundo a FAB, o Esquadrão Gordo realiza em média 10 missões na região polar. No verão antártico, quando as condições são mais favoráveis, o grupo realiza a transferência de pessoal, equipamentos e suprimentos, com a base chilena Eduardo Frei como ponto de apoio. Esse ciclo permite a rotação das equipe de pesquisa, viabilizando uma pesquisa contínua.
Durante o inverno antártico, quando as temperaturas atingem níveis extremos, os Hercules lançam cargas em voo por extração diretamente na EACF. Nessa época, as baixas temperaturas congelam a superfície do mar, impossibilitando a chegada dos navios da Marinha à estação. Assim, a FAB assume a responsabilidade de lançar suprimentos essenciais, incluindo alimentos perecíveis e recursos logísticos, garantindo a operação da estação durante esse período crítico.
KC-390 Millennium abaixo de zero
Em julho 2022, o Esquadrão Gordo realizou a primeira missão em apoio ao PROANTAR empregando a aeronave multimissão KC-390 Millennium da Embraer. Na ocasião, o novo jato de carga da FAB, proveniente da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), lançou cerca de duas toneladas de suprimentos na área da estação Comandante Ferraz.
“Esta parceria [da FAB] com o PROANTAR é de extrema importância para a unidade, e continuará sendo executada com excelência, agora pelo KC-390 Millennium, que tem a complexa tarefa de seguir o legado deixado pelo C-130 Hércules ao longo destes 40 anos e elevar ainda mais o padrão desta operação”, destaca o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com a aposentadoria dos Hercules da FAB programada para 2024, o KC-390 assumirá completamente as funções do antigo quadrimotor turboélice em missões na Antártica. Com isso em vista, é provável que o primeiro pouso do Millennium no continente de gelo aconteça nos próximos meses. Por ora, o ponto mais próximo ao polo sul por onde a aeronave passou foi Punta Arenas, no Chile, em missão realizada em outubro de 2022.