Força Aérea Brasileira corta mais três KC-390 de encomenda com a Embraer

Aeronáutica e fabricante chegaram a acordo para receber 19 aviões em vez dos 28 originais
KC-390 da FAB (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer chegaram a um novo acordo de redução do pedido inicial de 28 jatos multimissão KC-390. Após ter cortado a encomenda para 22 aviões agora o atual Comando da Aeronáutica conseguiu eliminar mais três unidades.

Com isso, a Embraer entregará apenas 19 KC-390 Millennium,  nove a menos do que o planejado por outras gestões. Os termos do novo aditivo contratual, no entanto, estabelecem que não existirá mais a possibilidade de “reduções unilaterais nos termos da lei”.

“A celebração dos aditivos concluem de forma bem sucedida as negociações entre as partes a respeito dos Contratos. As alterações aos Contratos preservam o fluxo de caixa da Companhia, asseguram a viabilidade econômica e financeira do projeto KC-390 Millennium e não alteram e não comprometem o guidance da Companhia para o ano de 2022″, diz o fato relevante assinado pelo Vice-Presidente Executivo Financeiro da Embraer, Antonio Carlos Garcia.

Ainda segundo a nota, a Embraer irá distribuir a entrega das unidades remanescentes pelo mesmo período do cronograma original, de 28 aeronaves.

O desenvolvimento do KC-390 foi um pedido da Força Aérea Brasileira à Embraer como um substituto dos turboélices C-130 Hercules, seguindo o exemplo de parcerias anteriores que culminaram com a entrada em serviço de aeronaves nacionais e que também lograram sucesso no exterior como o EMB-110 Bandeirante e os aviões de treinamento EMB-312 Tucano e EMB-314 Super Tucano, entre outros.

O primeiro KC-390 de Portugal: pedidos da aeronave caíram para apenas 31 jatos (FAP)

O governo federal e a fabricante brasileira assinaram dois contratos em 2014, o primeiro que tornava a Aeronáutica parceira do projeto, e o segundo que envolvia a encomenda de 28 KC-390.

Tudo começou a mudar no ano passado quando o atual Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Baptista Junior, assumiu o cargo após a demissão da cúpula militar durante uma crise.

Desde então, o novo comandante tem imprimido uma gestão personalista, focada em ampliar gastos com os caças Saab Gripen e a compra de aeronaves Airbus A330-200 para serem convertidas para o padrão MRTT. Ao mesmo tempo, Baptista Junior, alegando restrições orçamentárias, encerrou projetos como o de um avião híbrido, além de tentar reduzir o pedido de KC-390 pela metade.

Com a nova redução nos pedidos, o Millennium passa a ter 31 aeronaves encomendadas. São 19 do Brasil, cinco de Portugal, cinco da Holanda e duas da Hungria.

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  1. Enfim , chegou um denominador comum sem opção de quebra de contrato , o que não dava era pra Embraer ficar sem uma posição honesta da FAB.

  2. Lamentável, onde está o patriotismo da cúpula da FAB, preferem deixar de lado produto nacional para investir em produção do exterior.

  3. Muitos que falam aqui , quiçá são militares , não sabem a realidade e o que envolve o cotidiano . O Brigadeiro Batista Jr tem feito uma gestão primorosa no COMAER . Esta mais que certo em fortalecer a ponta de lança ou seja , a aviação de combate … Mas caças , Brasil soberano …

  4. Ow abiguinho Rodrigo Matos, não passe vergonha na internet! Procure saber o significado de “quiçá”. Minha sugestão é que subatitua por uma palavra do seu vocabulário.
    Quiçá você descubra que “quiçá” não é sinônimo de “sequer”…

  5. Explicação sobre a compra dos A330 nada. É uma compra não explicada, o KC-390 dá conta. E até agora só usaram o A330 para passear. Um absurdo está redução. Comprar mais Gripen parabéns. Comprar os A330 sem explicações.

  6. Concordo em cobrar patriotismo dos militares mas, tão importante quanto, é cobrar patriotismo daqueles que são eleitos pois muitos deles, décadas atrás, “trabalhavam” para entregar nosso País a F. Castro e, por consequência, à União Soviética. O pior é saber que estes continuam sendo endeusados e eleitos por um povo que ignora tais fatos. Ao Flavio, a despeito do escorregão do Rodrigo, ele tem razão quanto às dificuldades não somente da FAB mas também das forças armadas brasileiras, que nunca tem recebido o devido apoio dos congressistas, estes mais preocupados com as próprias benesses do que com o bem-estar do País.

  7. Acho que certas questões técnicas estão sendo esquecida neste assunto. 1) O desempenho do KC390 e muito superior ao previsto em projeto. Logo a FAB entendeu que com uma quantidade menor atenderia a demanda programada. 2) Com este acerto o número de unidades em carteira supera a quantidade mínima do projeto. 3) A FAB está certa sim em privilegiar a aviação de combate.

  8. Estão brincando o ladrão do Lula comprou o Airbus 330 A que não voa sem escalas a Europa e E.U a atender pedido de Sarkozi para roubarem juntos encomendas de helicópteros que nunca serviram a nada ,ei presidencial ,puteiro voador da “‘Eni ”s levar em 25 biajens a meretriz Roseli Noronha com conveniência de autoridades ,olhem o tráfico de cocaína pego na Espanha,segundo todos dizem ,em detrimento da Embraer,aí tem dedo de Luladrao com esquadrilha do roubo Aéreo

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