A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no dia 29 de fevereiro a cerimônia de despedida do seu último turboélice C-130 Hercules.
A aeronave de transporte da Lockheed Martin esteve em serviço na FAB desde o segundo semestre de 1964, inicialmente com a versão C-130E.
Desde então, o Hercules se tornou o principal cargueiro militar da FAB, tendo participado de inúmeras missões em várias partes do mundo.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A aeronave, no entanto, passou a ser substituída desde 2019 pelo Embraer KC-390 Millennium, um jato multimissão com maior capacidade de transporte e velocidade.
A FAB já vinha retirando os C-130H remanescentes de serviço e deixou de voar com os dois últimos aviões em dezembro.
No entanto, em janeiro e fevereiro os Hercules FAB2476 e FAB2462 foram utilizados em eventos de despedida como o lançamento de paraquedistas.
Na quinta-feira passada, o KC-130 FAB2462 fez passagens pela Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para marcar o aniversário de 59 anos do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, onde está lotado.
Entre as missões mais marcantes das quais participaram os Hercules da Força Aérea Brasileira estão cerca de 400 voos até a Antártida além de atividades humanitárias no Congo em 2003, El Salvador em 2005, Haiti entre 2009 e 2017, Peru em 2017 e no Chile entre 2010 e 2023, parte delas para combate a incêndios.
A Embraer tem uma encomenda de 19 KC-390 Millennium com a FAB, dos quais já entregou sete aeronaves.