A Força Aérea Brasileira está prestes a receber uma nova aeronave em sua frota, o jato executivo Phenom 100, da Embraer. Imagens que circularam nos últimos dias nas redes sociais mostram o primeiro exemplar do avião sendo concluído nas instalações da fabricante.
O jato executivo inclusive já ostenta sua designação militar U-100 e registro (3701) além do esquadrão em qual ficará alocado, o 6º ETA (Esquadrão de Transporte Aéreo), também conhecido como “Esquadrão Guará” e que faz parte da ALA 1 da FAB sediada na área militar do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.
De acordo com o site Aeroentusiastas, a FAB teria encomendado quatro unidades do Phenom 100EV com opção para mais duas aeronaves. O Esquadrão Guará tem um papel bastante versátil na força e por isso reúne aviões variados como o C-95 Bandeirante, o C-97 Brasilia, C-98 Grand Caravan e U-35 e U-55, este último recebido no final do ano passado.
Tradicional cliente
Como era de se esperar, a Força Aérea Brasileira é um tradicional cliente da Embraer e opera ou já operou quase todos os aviões produzidos por ela. Curiosamente, o Phenom era uma das raras exceções, afinal outros jatos civis foram adotadas pela Aeronáutica, como ocorreu recentemente com o Legacy 500. O jato executivo de médio porte assumiu a função de avião-laboratório que antes era realizada pelos Bandeirante e jatos Hawker 800XP.
Na nova função, o Legacy recebeu a designação IU-50 e tem atuado na calibração de equipamentos de auxílio à navegação como ILS, utilizados em pouso por instrumentos.
O Phenom 100EV é a versão aprimorada do menor jato executivo da Embraer, capaz de transportar de quatro a sete passageiros a até 2.182 km de distância. Ele é equipado com dois turbofans PW617F1-E da Pratt&Whitney e aviônicos Prodigy Touch Flight Deck. Curiosamente, o modelo já opera em outras forças aéreas como a paquistanesa e a também pelo governo britânico.
Veja também: Embraer KC-390 vai estrear com a FAB nas próximas semanas
Pensei que seria o avião radar da outra reportagem mas é só para passear com classe…. Entendi.
O que esqueceram de mencionar é que esses aviões servirão pra transportar políticos que tem medo de serem cobrados de sua atuação pelo povo nos aeroportos e vôos comerciais. Ministros do STF q não podem aparecer em público também farão bom uso. Pobre FAB q tem q operar dessa forma sem reclamar.
Um lindo avião que provavelmente terá uma destinação lastimável, o transporte de politicos e ministros do STF.
Por não completam o pedido? Perguntem aos ministros do STF qual a cor que eles querem nos aviões.O cardápio servido a bordo já sabemos de longa data.