A Força Aérea Brasileira (FAB) incorporou o 13º helicóptero pesado H-36 Caracal nesta semana. A aeronave, fabricada pela Helibras (parte do grupo Airbus) foi entregue em Itajubá (MG).
Designado FAB-8522, o helicóptero do modelo H225M faz parte do projeto H-XBR, que encomendou 47 helicópteros para as três forças (a Marinha e o Exército também contam a aeronave).
A FAB irá alocar o H-36 Caracal no Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão, sediado em Natal (RN).
O helicóptero possui lança de reabastecimento em voo, realizada por meio de sonda com aeronaves KC-390 e KC-130, permitindo uma autonomia prolongada.
“Esse recebimento demonstra o compromisso contínuo da FAB em modernizar sua frota e manter um alto padrão de prontidão operacional, garantindo a capacidade de resposta rápida e efetiva em emergências e nas operações militares de defesa do país”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, que chefia a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A FAB tem ainda dois outros helicópteros H-36 Caracal previstos para entrega em 2024 e 2025. A Marinha e Aeronáutica, no entanto, alteraram o contrato para permitir a entrega de mais helicópteros leves H125 Esquilo. Com isso, cortaram um H225M cada de seus pedidos.