Após 45 dias no solo, a Força Aérea Brasileira (FAB) voltou a voar com seu último C-130 Hercules, registro FAB 2476, em 30 de janeiro.
A aeronave de transporte se deslocou da Base Aérea do Galeão para o Campo dos Afonsos, ambos no Rio de Janeiro, a fim de realizar um lançamento de paraquedistas.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Hercules foi pilotado pelo Major Brigadeiro José Madureira, atual Comandante do COMAR III.
O voo foi gravado em vídeo e mostra o turboélice se preparando para decolar e lançando os soldados sobre a região onde também fica o Museu da Aeronáutica.
O ÚLTIMO SALTO!
Vídeo mostrando uma recente formatura na Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro que também realizou o último lançamento de paraquedistas com o Lockheed C-130 Hércules, o FAB 2476 pic.twitter.com/GztzHYvTPM
— bizu_maximo (@ricardofcruzrj) January 30, 2024
Substituído pelo KC-390
O C-130 Hercules FAB 2476 havia voado pela última vez em 16 de dezembro, entre Santa Maria (RS) e o Galeão, onde fica o Esquadrão Gordo 1º/1º GT.
Além dele, a FAB também mantinha ativo até meados do mês passado o KC-130 FAB 2462, capaz de realizar reabastecimento aéreo.
Como mostrou AIRWAY anteriormente, o planejamento da FAB previa a desativação de ambos em 31 de dezembro, encerrando uma carreira de décadas como principal aeronave de transporte da força aérea.
O Hercules está sendo substituído pelo Embraer KC-390 Millennium, do qual a Força Aérea Brasileira tem seis aeronaves em serviço e tinha programada a entrega de um sétimo jato, o que ainda não ocorreu.
Segundo o Defensa.com, a FAB pode realizar uma cerimônia de despedida oficial do Hercules em 18 de fevereiro, quando o Esquadrão Gordo completará 71 anos.