Força Aérea Brasileira recebe o 8º caça F-39 Gripen. Veja quantos faltam

Jato supersônico de matrícula 4108 chegou à Base Aérea de Anápolis nesta quinta-feira, 26, após voar por 1 hora 21 desde o Aeroporto de Navegantes
O 8º caça Gripen da FAB (Saab)
O 8º caça Gripen da FAB (Saab)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu oficialmente seu 8º caça Saab Gripen E (F-39E) nesta quinta-feira, 26 de setembro.

A aeronave de matrícula 4108 pousou na Base Aérea de Anápolis (GO) onde passa a integrar o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

O jato supersônico chegou ao Brasil em 23 de setembro, vindo de navio da Suécia. Logo após ser retirado da embarcação, o Gripen foi rebocado até o Aeroporto de Navegantes, onde foi preparado para voo.

Em um hangar a aeronave recebeu o assento ejetável e o kit de sobrevivência, entre outros itens. O voo entre Navegantes e Anápolis levou 1 hora e 21 minutos.

Gripen 4108 é vistoriado antes do primeiro voo no país
Gripen 4108 é vistoriado antes do primeiro voo no país

Gripen “brasileiro” será entregue a partir de 2025

Com o novo jato, a Força Aérea Brasileira tem ainda 28 caças Gripen pendentes de entrega pela Saab, sendo oito deles da inédita variante F, de dois assentos.

Dos 36 caças, 15 terão a montagem final realizada no Brasil em instalações da Embraer em Gavião Peixoto, mesmo local onde é fabricado o C-390 Millennium.

O primeiro Gripen “brasileiro” está em montagem final e deverá ser entregue em 2025. Outros dois aviões também já tiveram os trabalhos iniciados.

Lockheed Martin F-16C (USAF)
Lockheed Martin F-16C (USAF)

O governo federal almeja ampliar a encomenda do caça da Saab, mas o número de aviões não está claro. Anteriormente chegou-se a falar sobre mais quatro caças ou um aditivo contratual para incluir 15 aeronaves extras.

No entanto, neste ano a FAB tem dado sinais de que pode buscar outro caça no mercado com preço mais baixo. Poderiam ser F-16 usados dos estoques dos EUA ou aeronaves novas mais simples como o caça indiano HAL Tejas.

Veja em nossa matéria especial quais caças poderiam ser uma alternativa para o Brasil.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
A350-900 da Emirates

Inédito Airbus A350 da Emirates Airline voa pela primeira vez

Next Post
MC-21

Rússia mira em jato comercial para até 150 passageiros

Related Posts
Total
0
Share