Força Aérea Chilena troca jatos de treinamento C-101 pelo Super Tucano

Após 39 anos de serviço, jatos A-36 Toqui (C-101) são desativados pela FACh e dão espaço ao Embraer A-29B Super Tucano na formação de pilotos de combate
Adiós, Toqui: jatos CASA C-101 foram introduzidos pela FACh em 1983 (FACh)

A Força Aérea do Chile (FACh) realizou na terça-feira (28), na base aérea Los Cóndores em Iquique, a cerimônia que marcou a desativação dos jatos de treinamento A-36 Toqui (designação local para o CASA C-101 Aviojet), após 39 anos atuando na formação de pilotos de combate chilenos. Ao todo, a FACh operou 35 unidades da aeronave.

De acordo com a FACh, os A-36 somaram mais de 40.000 horas de voo no país e formaram mais de 260 pilotos de caças F-5 e F-16. Para preservar a história do avião no Chile, um aparelho será transferido para o Museo Nacional Aeronáutico y del Espacio, na capital Santiago, e outro modelo vai virar um monumento na base do Grupo de Aviación Nº1, em Iquique.

Ao longo de quase quatro décadas, a FACh operou 35 unidades da aeronave, incluindo exemplares que foram montados no país pela fabricante local ENAER em parceria com a CASA (hoje parte do Grupo Airbus), da Espanha.

Com a aposentadoria dos A-36, a função de pilotos de combate no Chile agora será executada nos turboélices Embraer A-29B Super Tucano, avião que está em serviço no país desde 2009 – a Força Aérea Brasileira também utiliza o Super Tucano na formação de pilotos de caça desde a aposentadoria dos jatos AT-26 Xavante, em 2015.

A força aérea do Chile conta com 12 modelos Super Tucano (FACH)
A força aérea do Chile conta com 22 exemplares do Super Tucano na frota (FACh)

“O avião completou uma etapa, também somos o último país que está pilotando esse avião, a manutenção, portanto, ficou cada vez mais difícil e cara. Por outro lado, a obsolescência de seus sistemas não tem comparação com a tecnologia ou capacidade das atuais aeronaves da FACh. Por isso, na escolha do A-29B, essas qualidades obsoletas foram levadas para o A-36, pois suas capacidades tecnológicas permitem uma rápida e melhor transição para o F-16”, explicou o Comandante do Grupo de Aviación Nº1, Coronel Rodrigo Cifuentes, na edição mais recente da revista da FACh.

Aviojet

Projetado pela CASA na década de 1970, o C-101 Aviojet foi por muitos anos o principal avião de treinamento avançado da Força Aérea da Espanha, que operou mais de 80 exemplares do jato monomotor entre 1980 e 2020. Outros clientes da aeronave, que teve 166 unidades construídas, foram as forças armadas de Honduras e Jordânia, além da FACh.

Algumas unidades do A-39/C-101 foram montadas no Chile pela fabricante local ENAER (FACh)

Em 2020, a Airbus apresentou os primeiros detalhes do programa AFJT (Airbus Future Jet Trainer), que é conduzido pela divisão CASA no intuito de justamente projetar um substituto para o Aviojet.

Total
1
Shares
1 comments
  1. Seria uma ótima oportunidade para termos um exemplar no MUSAL.
    A FAB deveria pedir uma doação para ser conservada conosco.

Comments are closed.

Previous Post

Novo jato comercial chinês C919 entrará em serviço a partir de abril de 2023

Next Post

Jatinho Embraer Phenom 300 vara pista de aeroporto em Los Angeles, nos EUA

Related Posts
Total
1
Share