A Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe) retirou de serviço no dia 15 de junho seu último A310-304 MRTT. A aeronave de transporte e reabastecimento aéreo baseada no widebody da Airbus estava em operação desde 1990 como parte de uma frota de sete jatos.
Originalmente, a última aeronave, designada 10+25, deveria ter sido aposentada em fevereiro, mas a invasão russa à Ucrânia motivou a Luftwaffe a mantê-la ativa.
No entanto, o A310 MRTT teve que ser desativado em junho por conta da necessidade um “Check D”, que levaria meses para ser concluído.
Segundo relatos, o jato de reabastecimento aéreo será repassado para a Real Força Aérea do Canadá, única a manter o A310 MRTT em serviço, mas apenas como fonte de peças de reposição.
Para o lugar do A310, a Luftwaffe contará com o A330 MRTT, fornecidos pela Unidade Multinacional MRTT, da OTAN, baseada na Holanda, mas que ainda não está operacional.
Enquanto isso, a Alemanha disponibilizará alguns turboélices A400M para missões de reabastecimento aéreo e também de evacuação aeromédica, outras das tarefas atribuídas ao A310-304 MRTT.
Widebody de longo alcance
O A310 foi a segunda aeronave a ser lançada pela Airbus, no anos 70. Baseado no maior A300, o jato bimotor oferecia menos capacidade de passageiros, porém, um alcance maior e alguns sistemas mais avançados como o “cockpit de vidro”. No entanto, apenas 255 aeronaves foram fabricadas até 1998, quando a linha de montagem foi fechada.
A Luftwaffe adquiriu sete A310 no final dos anos 80, quatro dos quais convertidos para reabastecimento aéreo. Os outros três foram usados para transporte, incluindo variantes VIP.