Os seis primeiros caças Dassault Rafale da Croácia pousaram na Base Aérea de Zagreb nesta quinta-feira, 25.
Os jatos fazem parte de um acordo de aquisição de 12 aeronaves assinado pelo governo croata e a Força Aérea Francesa em novembro de 2021.
Até o final de 2024 serão enviados os seis Rafales restantes, com a previsão de completar o esquadrão da Força Aérea da Croácia em meados de 2025.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os seis jatos decolaram de Bourdeaux, na França, e pousaram em sequência na base aérea, onde se encontravam o presidente da Croácia Zoran Milanović, o primeiro-ministro Andrej Plenković e o ministro da Defesa Ivan Anušić.
As aeronaves foram recebidas por jatos de água e então taxiaram até os abrigos construídos para elas.
“A Dassault Aviation está totalmente empenhada em completar a integração total e o apoio logístico do Rafale na Força Aérea Croata, o que contribuirá para garantir a soberania da Croácia e permitir-lhe-á realizar com sucesso as suas missões operacionais dentro da OTAN”, afirmou Éric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviação.
Substituto dos MiG-21
A entrega simbólica dos Rafales, que antes voaram pela Força Aérea Francesa, foi realizada em outubro de 2023, mas desde então os pilotos e pessoal de terra da Força Aérea da Croácia seguiu em treinamento antes de as aeronaves serem levadas para o país.
A Croácia adquiriou 10 Rafales de um assento e dois caças de dois assentos por um valor de 1,15 bilhão de euros. Os jatos supersônicos substituirão os antigos MiG-21 russos, que serão desativados em 2024.