A Airbus entregou o primeiro A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) para a Força Aérea da Espanha (Ejercito del Aire) em uma cerimônia nas instalaçõees da subsidiária Getafe, em Madri.
A aeronave de transporte e reabastecimento aéreo servirá na 45ª Ala, que fica na Base Aérea de Torrejón de Ardoz, também na capital espanhola.
A despeito de ser o “lar da conversão MRTT”, a Espanha ainda não operava a aeronave baseado no widebody A330-200.
O Ministério da Defesa, no entanto, contratou a Airbus para converter três jatos em novembro de 2021 e que voaram anteriormente na Iberia.

“Com a entrada em serviço deste primeiro A330 MRTT, a Força Aérea Espanhola tem agora a melhor aeronave de reabastecimento do mundo em sua frota”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe da divisão da Airbus Defence and Space.
Até 111 toneladas de combustível
O segundo e o terceiro A330 MRTT espanhois estão em processo de conversão, mas a Airbus não revelou uma previsão de entregas.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O avião da Força Aérea da Espanha é equipado com um sistema de rebastecimento de mangueira e funil e pode voar por 18 horas sem escalas (16.000 km).

A aeronave transporta até 111 toneladas de combustível, mas pode ser usada também para levar até 300 soldados ou 45 toneladas de carga.
Por fim, o A330 MRTT pode receber um kit de Evacuação Aeromédica (MEDEVAC) com módulos de terapia intensiva.
A aeronave de reabastecimento aéreo é operada por vários países, entre eles a França, Reino Unido e Austrália.
Força Aérea Brasileira também quer converter dois A330 para MRTT
Assim como a Espanha, também o Brasil adquiriu jatos A330-200 usados com o intuito de convertê-los para aeronaves MRTT.

Os dois jatos KC-30, recebidos em 2022, no entanto, seguem operando em configuração de passageiros, inclusive sendo requisitados pelo presidente Lula para viagens internacionais.
Para serem adaptados para reabastecimento aéreo, a FAB terá que fechar um contrato com a Airbus, que detém os direitos do projeto.
Até hoje não se sabe se o governo já chegou a um acordo com a fabricante ou se isso ainda é discutido.
O Brasil compra duas aeronaves para conversão em reabastecedor aéreo de caças e até hoje não os converteu. A Presidência da República os utiliza para transporte VIP. a pergunta que faço, pergunta de leigo , é: Por que tal situação não foi resolvida, compra de aeronaves VIP ou a conversão das aeronaves?